You are currently viewing SETE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊ SER UM COACH UP, UM COACH DE SUCESSO

SETE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊ SER UM COACH UP, UM COACH DE SUCESSO

1º. Elemento: CLAREZA DO QUE QUER. Ter clareza dos objetivos é um ponto de extrema importância, clareza de onde se quer chegar, a visão. Ter clareza de onde você está hoje e onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo. Fazer uma Ponte ao Futuro, desenhar o futuro na mente, sentir o futuro no presente.  Estatus Quo – Ponto de partida – avaliação da situação e contexto atual e alinhamento do estado ideal, resultado esperado.

 

2º. Elemento: HISTÓRIA. Honrar é respeitar nossa história é nosso maior tesouro, nosso maior poder. Potencializar os nossos momentos poderosos os na vida, momentos de superação e ressignificar os momentos de adversidades e dificuldades, e sobretudo aprender com eles. Fazer de nossa história uma metáfora para inspirar e motivar outras pessoas. A nossa história é o nosso maior ativo na vida.

 

3º. Elemento: MÉTODO. É importante seguir um método cientificamente comprovado. E o Coaching chega ao Brasil com resultados comprovados no mundo. O método é o passo a passo a seguir. Pois desta maneira temos como mensurar os resultados. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal. Essa metodologia trabalha a estrutura racional /cognitiva e a inteligência emocional, os dois hemisférios do cérebro. No processo de Coaching, o primeiro passo é estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual do cliente. O segundo passo é estabelecer detalhadamente onde o cliente quer chegar (estado desejado). Tendo estabelecido estes dois pontos, o Coach conduz seu Coachee na elaboração de um minucioso plano de ação que fará o cliente trafegar da posição A (estado atual) para a posição B (estado desejado) em um tempo recorde. Método é a forma de fazer algo que milhares de pessoas fizeram e mediram resultados, e assim a  chance de dar certo é muito grande.

 

4º. Elemento: FERRAMENTAS. É importante ter um arsenal de pelo menos dez/quinze ferramentas, uma para cada sessão. As ferramentas são temas da sessão, e ajuda o Cochee no seu processo de autoconhecimento, decisão e ação. E durante o desenvolvimento de cada tema são utilizadas as técnicas como: rapport, perguntas poderosas, local seguro, recapitulação, expansão, ressiginificação, co-criação, escala, ancoragem…desconexão.

 

5º. Elemento: COMPETÊNCIAS DO COACH. COMUNICAÇÃO: O Coach deve possuir habilidade em saber ouvir, perguntar, estabelecer empatia e gerar novas opções e entendimentos. MOTIVAÇÃO: O Coach deve motivar, apoiar, entusiasmar, dar suporte e aumentar o nível de autoconfiança e autoestima do Coachee. PLANEJAMENTO: O Coach deve gerar foco, planejar, segmentar sonhos e objetivos, esclarecer propósitos e missão, identificar crenças e valores. TRANSFORMAÇÃO: O Coach deve promover melhoria contínua, mudanças e transformações pessoais. VISÃO SISTÊMICA: O Coach deve entender os processos e contribuir para a estruturação de planos, passos e etapas para gerar resultados continuamente. ÉTICA E CARATER: O Coach deve agir com ética e caráter durante as sessões. NÃO JULGAMENTO: O Coach deverá se manter neutro, livre de julgamentos e pré-conceitos durante todo o processo de Coaching. FOCO NO FUTURO: O Coach deve gerar sempre foco no futuro e nos resultados desejados e definidos pelo Cliente. AÇÃO: O Coach deverá sensibilizar, motivar e promover fortemente a ação do Cliente.

 

6º. Elemento: PAIXÃO. Temos que ter paixão pelo que fazemos, se não tiver sentido o que fazemos a vida fica vazia e sem propósito. Saber escolher o Nicho dentro do Coaching é saber remunerar a paixão. “ESCOLHA UM TRABALHO QUE VOCÊ AME E NÃO TERÁ DE TRABALHAR UM ÚNICO DIA DE SUA VIDA.” – Confucio

 

7o. Elemento. EMPREENDER. Além da visão do propósito e missão bem alinhados, é necessário desenvolver também uma visão do Coaching como negócio.  Como um Coach empreendedor deverá aprender u ampliar os conhecimentos sobre planejamento para criar e executar um plano de negócio. Também aquirir conhecimentos ou aprofundar nos aprendizados das ferramentas e técnicas de marketing digital, mídias e mercado.

 

 

 

 

Nadir Paes

É Mentora Master e Trainer do PES – Programa de Emagrecimento Sustentado. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais” . Possui mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de livros sobre Coaching, Alta Performance, Mindset e Liderança. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.

Este post tem um comentário

  1. Dorivan Lopes

    Parabéns Nadir.
    Você tem conhecimento o suficiente para ser autodidata e ajudar muitos Coaches a atuarem com profissionalismo e paixão.

Deixe um comentário