QUARESMA – TEMPO DO NOVO E MELHOR

O livro mais lido do planeta, a Bíblia nos diz que, logo após ter sido batizado por João Batista, Jesus Cristo viveu durante 40 dias no deserto, em recolhimento e oração. E o padre Adriano Davi nos explica que os 40 dias é simbólico para o catolicismo. “É um tempo de penitência e conversão dos fieis. Um tempo amparado por um tripé: oração, caridade e jejum”. Sobre as penitências ele afirma que “o jejum não é um sacrifício para sofrer, mas para educar o corpo para o autocontrole. Segundo ele, também serve para o cristão se preparar para a Páscoa”.

Se não é adepto ao jejum e nem da abstinência de carne, que tal usar o período para um contato mais profundo com você? Que tal fazer um jejum de não julgar o outro? Jejum de não reclamar e de não falar mal de ninguém? Que tal olhar para os aspectos que deseja melhorar em si mesmo?

E quem sabe depois deste período de reflexão e “jejum” nós possamos tornar mais humanizados e mais preparados para o renascimento, sendo a melhor pessoa que podemos ser.

Nós somos muito solicitados pelos estímulos do mundo externo, e estas solicitações são na maioria das vezes muito sedutoras, e em momentos de distração, falta de foco e propósitos maiores, quase sempre somos pegos pela vaidade, orgulho e egoísmo. Este tripé pode nos afastar dos nossos propósitos, valores e convicções mais profundas, e assim atrasar a nossa evolução.

O afastamento dos nossos verdadeiros valores e da nossa essência nos faz perder o nosso referencial e identidade. E talvez se fizermos este recolhimento para reflexão no tempo de um dia, dez dias ou quarenta dias, poderemos com certeza nos reconectar com nossa essência e verdadeira identidade. O tempo é mesmo uma metáfora, onde doze horas do tempo do relógio pode ser muito mais se for vivido com intensidade e profundidade.

Então que tal aproveitarmos verdadeiramente este período da quaresma para vivermos intensamente, nos recolhendo para reflexão, autoconhecimento, crescimento emocional e espiritual?

Este tempo pode ser uma oportunidade única. Uma oportunidade de reencontro com nosso EU MAIOR, com a centelha DIVINA que habita em cada um de nós. Este talvez possa ser um tempo de despertar dentro de nós a paz, o perdão, o amor, a serenidade e a harmonia que tanto queremos.

Um tempo para reflexão nos conecta com nossos dons e talentos e nos fortalece. Quanto mais desconectados e direcionados para fora, mais distantes de nós e mais enfraquecidos nos tornamos.

Talvez este seja um tempo de redescoberta e de reencontro.  Um tempo especial de tomada de consciência maior de nós mesmos, de tomada de posse de tudo que somos pela herança do CRIADOR. A herança divina consiste na grandeza do ser humano, e todos nós nascemos para ser grandiosos e também deixar algo grandioso e extraordinário aqui na terra.

Nós somos duais, divinos e geniais, então ao conectar verdadeiramente com nossa luz e nossa sombra, nossa mente e nosso coração, nossa razão e nossa emoção poderemos nos tornar plenos, inteiros, extraordinários e mais felizes.

Com a consciência ampliada teremos uma vida com significados maiores. Assim poderemos tomar posse da nossa vida por inteira e cumprir nosso propósito maior aqui na terra. Estaremos preparados para viver e cumprir nossa missão de vida e deixar na terra o nosso legado.

Quero deixar aqui logo abaixo um roteiro bem fácil de ser praticado diariamente durante a noite pelo período de tempo que você quiser.

– Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

– Se eu pudesse voltar no tempo para mudar ou reparar algo de hoje, o que e como eu faria?

– Que ideia você tem hoje para colocar em prática e contribuir com um mundo melhor?

– Seis ações que você se compromete realizar no dia de amanhã?

– Em uma escala de 0 a 10, o quanto você acredita que estas ações contribuirão para um dia produtivo amanhã? Com quais argumentos você confirma sua nota?

– Agradeça por três acontecimentos, emoções, fatos positivos ou conquistas do dia de hoje?

Que não percamos nem mais um segundo deste tempo tão precioso chamado vida. E que possamos viver intensamente a cada dia a nossa melhor versão.

 

By Nadir Paes

Master Coach Trainer

 

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *