Em QS Inteligência Espiritual livro de Zohar e Marshal narram a origem e o funcionamento do terceiro quociente. Uma inteligência fundamental que, quando bem desenvolvida, garante ao indivíduo a capacidade de ser flexível, um grau elevado de auto percepção e a capacidade de enfrentar e usar o sofrimento e transcender a dor.
Inteligência espiritual é uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
O QS Coeficiente Espiritual aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona, é com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações na vida.
O assunto é tão atual e está sendo muito abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: “A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual”.
Quer saber se você é espiritualmente inteligente?
Veja alguns sinais na lista abaixo:
- Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo,
- São levadas por São idealistas,
- Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade,
- São holísticas ( relativo a holismo), ou seja, são pessoas que procuram compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. Que busca tudo abranger, que é totalizante,
- Celebram a diversidade,
- Têm independência,
- É Curioso de alma. Perguntam sempre “por quê?”
- É dotado de Visão sistêmica. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo,
- São espontâneas,
- Têm compaixão.