“Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, o mundo fica de bem com você! O mundo exterior reflete o universo interior” – Gandhi

Prosperidade diz respeito a tudo que é próspero, afortunado, feliz e bem sucedido. É um estado de bênçãos, onde o positivismo está presente, sobrepondo o negativo. A prosperidade gera sentimentos de alegria, felicidade, autoestima e bem estar. As pessoas prósperas são otimistas e acreditam que tudo acontecerá da melhor forma. O que caracteriza a prosperidade é a condição de contínuo desenvolvimento e evolução.  Os prósperos visam sempre o progresso e caminham sempre em busca de soluções.

Aqui quero falar de prosperidade no sentido mais amplo da palavra. Prosperidade na saúde, harmonia, paz, amor e riqueza material. A fonte é abundante e tem em quantidade para todos. Não é necessário alguém ter menos para que o outro tenha mais. Somos um imã de atração e sempre atraímos o que temos dentro de nós. Vamos ser abundantes e ricos primeiramente dentro de nós, e assim estaremos prontos para sermos prósperos e abundantes no mundo exterior também.

Abundância é tudo que se apresenta em grande quantidade. É um resultado do estado de prosperidade, riqueza e bem estar. A abundância está relacionada às coisas materiais como dinheiro e também com coisas não materiais como amor e carinho. Tudo que é abundante deve ser aproveitado da melhor maneira. A abundância deve sempre estar conectada ao desprendimento e ao senso de coletividade.

Como então construir uma vida próspera e abundante?

Vou compartilhar com você 4 etapas fundamentais para uma vida com prosperidade e abundância.

Autoconhecimento

Primeiramente assuma a responsabilidade pela sua vida.  São poucas as pessoas assumem a responsabilidade pelos acontecimentos em sua vida, sejam eles de sucesso ou fracasso. Busque se conhecer continuamente. Procure saber com clareza o que quer na sua vida, onde quer chegar, seus objetivos e metas. Tenha clareza dos papeis que ocupa nos ambientes onde está inserido e saiba também quais são seus dons e talentos, suas competências, capacidades e habilidades, além de aprofundar-se em si mesmo para entender suas crenças, valores e missão de vida.

Para isto procure ter as respostas para estas perguntas. O que te move nesta vida? O que você mais valoriza e prima na sua vida?  O que faz acordar todos os dias? Qual a razão de sua existência? Qual o meu papel no mundo? Quem você gostaria de ajudar e como? Onde quer chegar? Quando partir desta vida como deseja ser lembrado?

Busque continuamente o aprofundamento em si mesmo para ampliar a aceitação de si mesmo, autorrealização, equilíbrio e autocura. Nossa história curada e transcendida torna-se uma metáfora para inspirar e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo consigo.

Depois de assumirmos a responsabilidade pela nossa vida, podemos fazer planos para criar abundância e prosperidade ilimitada. E isso tem que partir de uma decisão própria, pois tudo começa na energia dos nossos pensamentos e emoções. Além da importância de assumirmos total responsabilidade por nossa situação atual para mudar a nossa realidade e viver a vida que queremos viver nós temos que mudar a nossa mentalidade através do autoconhecimento e evolução contínua.

Com a descoberta da neuroplasticidade, sabemos que a mente humana pode ser reprogramada em qualquer idade. Nosso cérebro está constantemente aberto a novas experiências de aprendizagem e novas formas de processamento de informações. Isso é maravilhoso e fundamental para termos uma vida próspera e abundante.

Planejamento

O planejamento é nossa capacidade para pensar no futuro, antecipar mentalmente o caminho correto para realizar uma atividade ou alcançar um objetivo específico. O planejamento é o processo mental que nos permite escolher as ações necessárias para alcançar um objetivo, decidir o passo a passo correto, atribuir cada tarefa aos recursos cognitivos adequados e estabelecer um plano de ação.

Para planejar precisamos sonhar, criar uma visão futura e transcender os próprios objetivos e metas. Planejar é criar asas e pernas para nossos sonhos, pois somente assim ele poderá ser realizado.

Para facilitar esta etapa procure ter as respostas para estas perguntas. O que quero conquistar? Por que conseguir isto é importante? Como e quando vou conseguir isto?

Ação / Execução do que foi planejada

Depois de ter clareza da situação atual e do estado desejado, bem como do planejamento dos recursos e ações necessárias para realizá-lo e hora de entrar e ação para executar o que foi planejado. Para isto e fundamental atitude, comprometimento, energia focada.

Para obter o sucesso no atingimento dos nossos objetivos devemos fazer um bom planejamento, mas sobretudo comprometer-se com a execução.

Entregar sempre a mais / gratidão

Entregar sempre a mais é expressar o sentimento de gratidão ao universo. Sentir e expressar a gratidão é reconhecer aquilo que deve ser reconhecido e valorizado. A gratidão é a melhor estratégia para alcançar os objetivos e a felicidade plena. A gratidão é a mãe das virtudes e o antídoto contra emoções negativas.

Praticar a gratidão é focar no agora, reconhecendo e agradecendo por todas as conquistas obtidas na vida, e sobre tudo agradecer antecipadamente por tudo aquilo que deseja realizar. Esta atitude ressoa no universo como uma convicção plena da capacidade de realização.

A fonte é abundante!  Construa para si uma vida próspera e abundante praticando as 4 etapas acima e também os verbos: Doar e Receber.

A prosperidade e a abundância também tem uma dualidade e nasce da junção de dois grandes movimentos universais, doar receber. Quando falamos no movimento de doar estamos conectando a capacidade humana de servir, doar, desapegar, cocriar, ensinar, conectar, se disponibilizar e em níveis energéticos, manifestando a divindade no homem.

Quando refletimos sobre o receber estamos nos conectando a capacidade de produzir estados internos de aceitação e merecimento, de honrar e respeitar nossa história, a história da nossa família e a de todos a nossa volta.

Receber é estar aberto ao fluxo de prosperidade e abundância do universo, é ter um mindset positivo, clareza dos nossos papeis nos sistemas onde estamos inseridos, aceitação, e finalmente desenvolver a congruência de servir e de estar receptivo para o merecimento.

Para criar a prosperidade e abundância no mundo fora de nós, é preciso primeiramente criá-la no nosso mundo interior nos tornando a cada dia um ser humano melhor, conectado com nossa essência, o amor. Devemos então nos tornarmos cada vez mais pessoas doadoras e recebedoras. Quanto mais em equilíbrio mantivermos o dar e receber, mais prosperidade vamos gerar para nossas vidas. As pessoas prósperas e abundantes são tão doadoras quanto estão abertas a receber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.