fbpx

PROCESSO DE COACHING AJUDA ENFRENTAR MOMENTOS DE CRISE

Segundo a coach e psicóloga Nadir Paes, técnica é eficaz para o aprimoramento profissional

Enfrentando o segundo ano seguido de recessão, o índice de desemprego no Brasil segue subindo. O País teve a maior taxa na América Latina no 1º semestre deste ano, e atualmente, 12 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a crise, empregadores e profissionais buscam caminhos para se recolocar no mercado de trabalho e atualizar seus conhecimentos. O coaching, metodologia que tem como objetivo guiar pessoas e empresas em busca de uma meta, tem se tornado uma das alternativas mais procuradas.
“Para superar estes momentos de crise, muitas pessoas e empresas estão buscando ajuda no coaching, pois a técnica tem apresentado a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade”, explica Nadir Paes, coach e psicóloga.
Nas empresas, o coaching apoia executivos e líderes no autoconhecimento e desenvolvimento da capacidade de produzir resultados com as pessoas, ampliando e aprimorando áreas como a comunicação e relacionamento com colaboradores, tornando o trabalho em equipe mais produtivo.
Já para os profissionais, a metodologia pode trazer outros benefícios, que não se restringem apenas a vida profissional. Além de ajudar pessoas a mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada no emprego atual, por exemplo, o coaching também pode auxiliar na tarefa de largar vícios, superar momentos de crise ou adversidade e até ajudar na saúde emocional.
Apesar dos benefícios, Nadir faz um alerta para os cuidados na busca por um profissional. “Para evitar erros na contratação dos serviços de um coach é importante observar os seguintes aspectos: local, credenciamentos e certificações internacionais de formação do coach, seu tempo de experiência, referências e resultados de trabalhos anteriores e valores nem acima ou abaixo do mercado”.
A eficácia do coaching
Desde 1950, o termo “coach” é utilizado para designar profissionais que utilizam suas habilidades para auxiliar pessoas e empresas, e ao longo de sua história, tem ajudado diversos profissionais e empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela International Coaching Federation (ICF), hoje há mais de 64 mil pessoas que utilizam coaching em todo o mundo.
Uma pesquisa conduzida pela PUC-Campinas, realizada com dez executivos que passaram pelo processo de coaching, aponta que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionarem.

Sobre Nadir Paes

Nadir Paes é psicóloga, Master Coach Senior, Trainer e Consultora de Recursos Humanos. Possui certificação internacional pela Eca European Association, GCC Global Coaching Community (Alemanha/Suíça) e BCI Behavioral Coaching Institute (EUA). Também é coautora dos livros Master Coaches – Técnicas e relatos de mestres do Coaching (Editora Ser Mais) e O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados (Editora IBC Instituto Brasileiro de Coaching). Nadir Paes trabalhou por duas décadas na área de recursos humanos e atua há mais de seis anos como Coach. Realizou dezenas de turmas de PSC – Professional & Self Coaching e LCT – Leader Coach Training, tendo treinado centenas de pessoas em mais de vinte cidades em todo Brasil.

 

Como Coach possui mais 3000 horas de atendimentos individuais e em grupo.

 

E5+ Comunicação

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *