fbpx

ONDE E COMO POSSO ENCONTRAR A MINHA CURA

Autoconhecimento

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo para ter resultados extraordinários na minha vida.” –  José Roberto Marques

A nossa cura está dentro de nós mesmos. Dentro de nós existe a cura de todas as nossas doenças e problemas, e também está dentro de nós o caminho para a prosperidade, felicidade e a paz que sempre buscamos.

Então a chave da auto cura física e emocional está no AUTOCONHECIMENTO, em conhecer quem somos, nossos dons, talentos, valores e verdades pessoais, e também em identificar e entender as crenças e comportamentos limitantes, e em ressignificá-los, fazendo novas interpretações dos fatos que aconteceram em nossas vidas e mudando nossas condutas.

Não há nada de esotérico em tudo isto, na verdade a ciência já comprovou que o corpo possui mecanismos para curar a si mesmo, e isso não é uma descoberta recente. Hipócrates, considerado o pai da medicina, utilizou diversos tratamentos terapêuticos que partem do princípio de que o corpo possui mecanismos necessários para a auto cura.

Hipócrates já dizia antes de Cristo que a doença era provocada pela relação do homem com os agentes externos como alimentação e o meio ambiente. Estes fatores poderiam influenciar negativamente o sistema de funcionamento do organismo, gerando situações internas que criavam as doenças. Também percebia a força natural do organismo de lutar contra essa situações negativas na busca da cura.

Então, quando abordo a auto cura estou falando a você que seu corpo físico tem a capacidade de se curar de qualquer doença. As doenças acontecem quando nós nos desconectamos de nossos valores e nossas verdades, e então começamos a viver de acordo com regras externas para atender às necessidades do mundo que nos rodeia, contrariando a nossa própria essência.

Quando deixamos de expressar nossas emoções, alegria, tristeza, amor, raiva, desejos, dons inatos, enfim, tudo o que somos na essência. Quando não conseguimos expressar quem somos realmente, nosso corpo nos lembra, criando doenças. Ele nos lembra que esquecemos ou desprezamos uma parte importante de nós. Então é quando nosso corpo cria a dor física, a dor psíquica e a dor emocional. Enfim nosso corpo grita pelo nosso socorro.

Nosso corpo é seu mais precioso veículo aqui na terra, por que é através dele que nós expressamos o nosso SER, e podemos trazer tudo o que somos para ser expressado nele.

Durante muito tempo acreditamos que primeiro nós tomamos uma decisão, realizamos algo, conquistamos bens materiais e depois sentimos felicidade, gratidão e demais sentimentos positivos como consequência disso. Se fosse assim todos os ganhadores de grandes prêmios da loteria seriam felizes para sempre, e na verdade não é bem assim.

Se buscarmos através de pesquisas com o foi a vida destes ganhadores após os prêmios milionários, vamos nos surpreender que depois de algum tempo eles estavam mais infelizes do que antes de ter ganho a bolada de dinheiro que mudou as suas vidas.

Sabem por que isto aconteceu?  Porque as mudanças ocorreram somente externamente. Houve mudança de casa, de carro, de rua, de país e muitas viagens. Porém não mudaram a si mesmos, a forma de pensar, sentir, falar e agir frente a suas vidas. Entenderam porque a chave da cura da nossa vida está dentro de nós e é feita através do autoconhecimento e conexão profunda com nossos talentos, valores, crenças, significados, propósito e missão de vida.

Quer ver a comprovação disto? Então aceita o desafio de exercitar sentir antes de entender racionalmente. Pegue um papel e escreva as cinco coisas mais importantes de sua vida hoje e também os motivos pelos quais você é grato.

Agora olhe para o que escreveu e tente mensurar isso em um valor. Você consegue colocar um valor para sua família? Amor? Saúde? Veja, você é ou não é a pessoa mais rica do mundo?

O que aconteceu no seu cérebro agora é que simplesmente você parou de pensar no que falta e se concentrou no que você já possui. Pois não podemos sentir duas coisas opostas ao mesmo tempo. O que ocorreu foi que você sentiu gratidão e deixou de sentir medo, insegurança e de pensar nos problemas.

Quando geramos sentimentos de gratidão, ativamos o sistema de recompensa do nosso cérebro, que é responsável pela sensação de bem estar e prazer. O sistema de recompensa do cérebro é a base neurológica da satisfação e auto estima. E é o exercício da gratidão estimula a ação dessa área.

Quando o cérebro identifica algo de bom que aconteceu, que deu certo e que fomos bem sucedidos e somos gratos por isso, liberamos dopamina, um importante neurotransmissor. A dopamina aumenta o nível de prazer e bem estar, e é por isto que as pessoas que manifestam gratidão evidenciam níveis elevados de emoção positiva, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

A gratidão também estimula a ocitocina, hormônio do afeto que traz tranquilidade, reduz a ansiedade e medo. Isso significa que o sentimento de gratidão não apenas nos faz sentir bem, e sim também dissolve o medo, a angustia e o sentimento de raiva. Desta maneira fica bem mais fácil controlar esses estados mentais tóxicos e desnecessários.

Nosso cérebro não é capaz de sentir gratidão, medo e infelicidade ao mesmo tempo. Então devemos ocupar nosso cérebro com sentimentos diários de gratidão. Afinal a nossa realidade é criada com a energia de nossos pensamentos e sentimentos. Então se escolhermos olhar para nós e para a vida com otimismo e positivismo, alimentando a esperança e a gratidão, podemos criar uma realidade de realização, cura e felicidade.

Nosso corpo é nossa morada, e nosso grande mestre, ele fala com conosco! Vamos prestar mais atenção nele!

Exercite a gratidão, experimente e libere em você a cura das suas doenças e a química da prosperidade. Estou dizendo prosperidade no sentido mais amplo da palavra. Prosperidade na saúde, na harmonia, nas finanças, no equilíbrio e felicidade.

Disponibilizo aqui um modelo e as orientações do Diário de Gratidão e Bênçãos para você praticar diariamente.

Quer conhecer mais a si mesmo? Quer conectar-se com seu potencial infinito e todo seu poder de curar a sua vida?

Então conheça a proposta do Programa Evolutivo com Coaching – Realize e realize-se Workshop que acontece em Itaici Mosteiro dos Jesuítas em Indaiatuba / SP

Saiba mais neste link:  https://nadirpaescoach.com/realize-se/

Gratidão por ler meus artigos e por acompanhar o meu blog!

Se achou útil e gostou deste artigo, então peço que compartilhe com pessoas que você acredita que também poderá ser beneficiada com estas informações.

2 Comentários

  • Excelente texto. Não me contentei e fiz vários compartilhamentos, as pessoas estão precisando compreender como funcionam e assim irem em busca de um bem estar mais pleno.

    Gratidão

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.