O QUE É MINDSET?

Mindset ou mentalidade é apresentado como um conjunto de habilidades de discernimento acerca de si próprio e da vida.

Mindset é uma coleção de pensamentos e crenças que dão forma aos seus hábitos de pensar. E esses hábitos afetam seu pensamento, o que você sente e o que você faz.

Seu Mindset tem relação com o quanto você tem noção do que afeta o mundo e a você próprio.

É uma forma de pensamento que pode ser positivo ou de crescimento ou ainda fixo como diz os estudos de Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Segundo Carol, “ indivíduos podem ser mantidos em um contínuo de acordo com o que se acham sobre de onde vêm as suas habilidades. ”

Crenças v.s. Mindset

Uma crença é simplesmente um sentimento de certeza sobre alguma coisa. Se você acreditar que é perfeccionista, por exemplo, o que realmente vai estar dizendo em sua mente é “eu sou perfeccionista”.

Uma crença é algo já fixado dentro da sua mente e que molda seu Mindset. É algo já pré-estabelecido, já testado.

E é por isso que é importante saber suas crenças, pois elas moldam suas atitudes. Suas atitudes também moldam suas crenças. E suas crenças moldam seu Mindset.

Atitude v.s. Mindset

Aqui vai a definição de atitude pelo dicionário do Google:

“Comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta.”

O que dissemos acima sobre suas atitudes sendo moldadas pelas suas crenças é o que acontece na maioria dos casos. Uma crença limitante, por exemplo, tende a moldar sua atitude em relação a alguma coisa.

O que nós podemos ver é que a atitude é um comportamento enquanto que Mindset é um pensamento acerca da vida.

Para se ter atitude é preciso três componentes:

  • O componente emocional: o que o objeto, pessoa ou evento faz você sentir;
  • O componente cognitivo: Seus pensamentos e crenças sobre o assunto;
  • O componente comportamental: Como sua atitude influencia seu comportamento.

Sua atitude é como você se sente sobre alguma coisa. Seu Mindset molda sua atitude e sua atitude reforça seu Mindset.

Mindset fixo

Para Carol Dweck existem dois tipos de Mindset: fixo ou de crescimento. O Mindset fixo é aquele em que você é moldado por pensamentos que supostamente não mudam a seu respeito. Um exemplo disso é quando a pessoa pensa que é inteligente e acredita piamente nisso.

O Mindset fixo sobre si mesmo pode e vai influenciar na sua história como um todo. Se você, ao contrário, pensa que não tem determinada habilidade, você passará a achar que essa habilidade que supostamente lhe falta não poderá ser desenvolvida ao longo dos anos.

Se seu Mindset é assim, você passa seu tempo acreditando que não tem uma determinada habilidade ao invés de tentar desenvolvê-la. Essas pessoas também acreditam que talento é o que cria sucesso, e esse talento é inerente a determinados seres humanos.

Mindset de Crescimento

Neste Mindset a situação é diferente, pois aqui o indivíduo passa a acreditar em si mesmo e principalmente em desenvolvimento de habilidades.

Nesse ponto, a pessoa tem a certeza de que suas habilidades serão aproveitadas e as que ele não tiver, poderá aprender com o tempo.

Aqui se acredita que suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas através da dedicação e trabalho duro.

Talento é apenas um ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades melhores.

A grande diferença entre o Mindset fixo e o de crescimento é que um se opõe ao outro em termos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades.

Enquanto no Mindset fixo você acha que tudo é uma questão de talento e que isso não pode ser desenvolvido, no Mindset de crescimento todas as suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas.

Modelos mentais

Daniel Goleman, autor do best seller “Inteligência Emocional” diz que existem modelos mentais com os quais os seres humanos se organizam em sua vida. Esses modelos mentais são influenciados pela biologia, linguagem, cultura e experiência pessoal.

É a partir daí que construímos nossas atitudes e modelos mentais. É com base na biologia – limitações físicas – linguagem, cultura e suas experiências pessoais que você vai determinar aquilo que funciona ou aparentemente não funciona para você.

É aqui que se formam suas crenças. E com base nas nossas crenças ou atitudes formamos o nosso Mindset.

As nossas crenças somadas às nossas atitudes é que influenciarão no nosso Mindset e classificarão como sendo fixo ou de crescimento.

Um exemplo disso seria uma pessoa que pensa não poder aprender a costurar. Ela acha muito difícil, complicado e cheio de detalhes. Ou seja, ela tem uma crença limitante sobre o ato de costurar.

Isso impacta em ela nunca tentar fazer uma costura. E cria para ela um Mindset fixo ou negativo que tem relação com o fato de ela não se achar apta a desenvolver esta habilidade.

Se, por outro lado, ela pensa positivamente ou com um Mindset de crescimento, ela acreditará que esta habilidade de costura pode ser aprendida de acordo com o tempo e dedicação.

E o meio em que se insere também influencia no seu modelo mental chegando a ser um componente de grandes mudanças.

Conclusão

O Mindset ou mentalidade é um pensamento formado por uma série de fatores. O meio o influencia, assim como a cultura, a linguagem entre outros.

O Mindset fixo é uma crença limitante baseada em aspectos do meio e como a pessoa se vê em relação a este.

O Mindset de crescimento também guarda relação com a forma como a pessoa se vê, mas há um componente positivo que agrega valor e faz com que as pessoas pensem que têm habilidades a serem desenvolvidas, sim.

Esse Mindset de crescimento pode ser trabalhado e conquistado. Pode, sim, haver uma mudança em termos de Mindset, basta que a pessoa se disponibilize a acreditar que sim.

É por isso que as crenças são tão importantes e moldam suas atitudes que por sua vez moldam juntos o seu Mindset.

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante, acho que meu Mindset é fixo, pois muitas vezes acho que não posso, que não sou capaz

  2. Simplesmente amei. Muito bom o conteúdo, uma explicação clara e de fácil entendimento material que já gravei na minha mente e uma linha de pensamento de fácil entendimento.

  3. Eu lendo esse texto pude ver que quem coloca obstáculos somos nós mesmo.
    Porque eu sou assim.
    Acho que nunca vou conseguir.

  4. Sim se você não mudar a sua forma de Pensar nada mudará.A ordem é pensar,falar, acreditar e realizar este é o logaritmo da vida.Se você plantar uma boa semente colherá uma boa colheita.Então escolha bem suas sementes. Mindset Change: Mudança de Mentalidade é Tudo.

  5. Um exemplo disso seria uma pessoa que pensa não poder aprender a costurar. Ela acha muito difícil, complicado e cheio de detalhes. Ou seja, ela tem uma crença limitante sobre o ato de costurar.

    Isso impacta em ela nunca tentar fazer uma costura. E cria para ela um Mindset fixo ou negativo que tem relação com o fato de ela não se achar apta a desenvolver esta habilidade ….Achei muito interessante essa parte sitada pois com o crescimento na relação sobre costura temos que deixar de lado o medo para a preder crescer ,pois se a pessoa não se soltar para aprender a costurar nunca dentro de um estabelecimento ou uma empresa que trabalha com isso nunca ela ira
    crescer.

  6. Ensino maravilhoso, veio na hora certa.
    Veio para me incentivar com meus propósitos e objetivos.
    Estou iniciando minha pequena empresa e este texto abriu minha mente.

  7. Muito bacana saber sobre o Mindset,realmente quando colocamos na mente que não somos capazes, criamos um obstáculo,porém quando estamos dispostos a fazer algo que até então parecia impossível, conseguimos fazê-lo.Muito interessante e verdadeiro,já passei por situações assim.

  8. Excelente texto!
    Sempre fui do tipo, “Crescimento”, mas não sabia que isso era totalmente vinculado ao Mindset!

  9. Gostei muito desse tópico, não sabia o que significava Mindset e nunca tinha ouvido falar. Agora além de saber o que significa eu entendi que ele molda nossas atitudes e que precisamos, de certa forma de Mindset de crescimento Onde podemos além do talento desenvolver várias ou qualquer habilidade que quisemos.

  10. Texto interessante – conteúdo importante para ser trabalhado com a criança – a atitude dos pais e da professora deve ter papel de grande relevância para a construção de um mindset positivo, de crescimento. A atitude reforçadora positiva do educador/pais pode contribuir para a construção da autoimagem positiva de si próprio.

  11. sabendo que a crença pode interferi na capacidade de aprendizagem . Mas se unirmos as crença com Mindset ,sabendo que poderá criar novas aprendizagem ,ai será possível alcançar o sucesso.

    1. Sabendo que a crença pode interferir na capacidade de aprendizagem, mas se unirmos a crença com nosso Mindset, poderemos criar novas aprendizagem, e será possível alcançar o sucesso.

  12. fico muito feliz em saber que existe estudos que comprova esse pensamento ,com certeza vou me aprofundar ,e aplicar.

  13. Sensacional, o mindset de crescimento deve ser conquistado e trabalhado por todos, que desejam sucesso em suas vidas.

    1. Por isso devemos ter sempre pensamentos positivos em relação a tudo na nossa vida.
      O querer crescer profissionalmente é essencial quando nos sentimos melhor naquilo que almejamos na vida, nas relações de trabalho, amizades .Nossas crenças devem direcionar nossos pensamentos sem no entanto interferir no ambiente de trabalho onde devemos respeitar a crenças dos outros.

  14. nos como seres humanos ,temos que nos abrir ao novo, ou seja dar oportunidade a nossa mente de trabalhar para comquistar algo , pelo qual acreditamos nao ter capacidade de fase-los .so assim teremos chance de ajudar algo novo ou realmente significante ao nosso redor !

  15. Achei muito interessante , gostaria de estar aprendendo mais sobre o assunto ,creio que meu Mindset seja de crescimento..

  16. Gostei muito desse conteúdo pois traz luz a aspectos que parecem claros mas não são e muitas vezes trazem tanto sofrimento e a gente nem sabe explicar porque.
    Muito útil e atual.

  17. O Mindset de crescimento guarda relação com a forma mas há um componente positivo que agrega valor e faz com que as pessoas pensem que têm habilidades a serem desenvolvidas, e moldado por pensamentos que supostamente não mudam a seu respeito. Um exemplo disso é quando a pessoa pensa que é inteligente e acredita piamente nisso .
    Será um grande pulo na qualidade de recursos tecnológicos tendo em vista o abixo custo da mão de obra.

    1. Sim Sirlene a crença é a nossa verdade, se acredito que posso eu posso e o contrário também é verdade. as nossas realizações começa na energia do nosso pensamento. Abraços!

  18. Será um grande pulo na qualidade de recursos tecnológicos tendo em vista o baixo custo da mão de obra.

  19. sou um aluno veterano me aposentei como funcionário publico onde por trinta anos fui doutrinado a ser exemplo de algo que não maculasse ou manchasse o nome da empresa onde a própria integridade não tinha valor ou peso para si ou familiares e, sim para o civismo, morrer por uma causa nobre, uma vida estagnada, ou seja nunca vivi, hoje vejo como posso dar continuidade a uma vida nova e olhando para meu interior a procura dos valores encontro muitos e com relação ao mindset , devido ao meio o fixo tomou conta por motivos alheio a minha vontade, mas o de crescimento sempre este ativo. a organização tem fatores predominantes para atrapalhar ou favorecer o crescimento pelo menos na minha organização foi assim, isso atrapalha a sua satisfação, mas a vontade de desenvolvimento e o conhecimento de suas habilidades é o fator que da prazer de sobreviver até o final. voltei e vou dar o meu melhor .

  20. Eu acredito que atitude gera resultado. Seja la qual for à atitude tomada, resultará sempre em algo. Seja fixo ou de crescimento.

  21. Boa noite!

    Concordo plenamente, com esse novo para mim, conhecimento!
    Acredito, que muitas pessoas se limitem a não aprender, ou tentar, pois é mais cômodo ficar nesta “Zona de Conforto” se podemos dizer assim! Principalmente no serviço público, pois quando a pessoa se mostra hábil em outras áreas que não são de sua competência, é tirado proveito e não somos remunerados nem reconhecidos por essas habilidades. Isso de chama desvio de finalidade!

  22. Boa tarde!
    Maravilhoso o conteúdo,muito bem elaborado,consegui entender perfeitamente a diferença do comportamento e da atitude que as vezes temos .
    Grata?

  23. Boa noite, muito bom o que acabei de ler. Acho que entendi do modo que a pessoa tem mindset fixo, se ele não acredita no seu pensamento de evolução, procura se limitar nas suas ações.
    E no mindset de crescimento a pessoa acredita no seu desenvolvimento de aprendizagem, não se limitando. Acredita que pode aprender , basta confiar nas suas atitudes.

  24. Excelente conteúdo!
    O Mindset fixo é limitante.
    O Mindset de crescimento pode ser trabalhado e conquistado.

  25. incrivel esse conteudo ,nunca tinha ouvido falar sobre Mindset dessa forma .
    lendo o conteudo ,comecei a analizar meu modo de pensar descobri que sempre tive um mindset fixo .
    o bom disso tudo que nunca é tarde para mudar .

    1. Muito interessante, agrega muito conhecimento. Adorei saber que podemos ir além de nossas crenças !

  26. Adorei este conteúdo, pois me identifiquei muito. Vi que antes tinha o perfil do Mindset Fixo, e que ao passar por um problema pessoal muito grave em minha vida, hoje me enxergo completamente no Mindset de Crescimento, sei que não só em meu emprego, mas que também em tudo da minha vida, se não tiver habilidades irei correr atrás, buscar e alcançar, e me sinto muito orgulhosa disto.

  27. BOM DIA
    REALMENTE NOSSOS PENSAMENTOS SE TORNAM NOSSAS AÇÕES, GOSTEI BASTANTE DE LER UM POUCO MAIS SOBRE O PODER DE NOSSO PENSAMENTO.
    OBRIGADA

  28. Achei excelente toda esta explicação.
    Penso que seja imprescindível desenvolver a nossa mentalidade constantemente.
    Existem inúmeras possibilidades de crescimento, aprimoramento, conhecimentos, com as quais convivemos diariamente, basta estarmos dispostos a desenvolvê-las.
    É mudando nossas atitudes, deixando de lado a mentalidade/Mindset fixo, e nos predispondo a
    desenvolver o nosso potencial, que avançaremos.

  29. Nadir, me desculpe. Mas já vi muita coisa parecida, com outros nomes. Agora é “Mindset”, mas em livros de autoajuda podemos encontrar conteúdos semelhantes com outros nomes. Acho que o mundo é feito de modismos, inclusive a administração, RH, economia, educação… Mestres e doutores precisam desenvolver novos conteúdos para publicarem seus artigos, mas há pouca coisa nova, na maioria das vezes, apenas se coloca uma roupagem nova e se muda o nome. O tema é Mindset é interessante? Sim, mas par quem já estudou motivação em Psicologia, não traz nenhuma novidade.

    1. Oi Rosa o termo Mindset foi lançado em 2006. É um clássico da psicologia escrito por Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. Mindset significa mentalidade, padrões mentais,e com certeza este mesmo tema é sempre estudado por pesquisadores e sempre será. Pois tudo que somos e realizamos passa pela nossa mente. Obrigada pelo comentário. Abraços!

  30. Eu ameiiiiiiiiiiii, super ameiiiiiiiiiiiiiiii…sei que tenho muito, do Mindset fixo…mais tbm do Mindset de crescimento, e hj vejo, que depende só de mim…onde quero ficar, no Mindset fixo ou de crescimento, e é lógico, vou alimentar meu “MINDSET DE CRESCIMENTO”…obrigado, consegui entender várias atitudes que tomei, durante minha vida, até agora…isso irá mudar, daqui para frente…GRATIDÃO!!!
    Tbm vim, pelo curso de EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO, da Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual.

  31. Oi professora Nadir,boa noite. Estes termos, são novos para mim também. Com a leitura; descobri que sou do tipo ´´Mindset fixo´´. É o que sai na frente. Como briguei comigo para fazer EAD. Entrei pessimista. Não acreditando em mim.
    Hoje, estou quase na fase do´´Mindset do crescimento´´. Falta pouco.

  32. OLá, que artigo maravilhoso, veio para somar na minha vida,
    isso é um divisor, antes e depois dessa informação, ou melhor desse aprendizado!

    Obrigada pela materia …

  33. Profa Nadir,
    Seu texto é simples e magnífico. Há livros escritos sobre o assunto mas duvido que atinjam o objetivo de refletir sobre seu mindset: Fixo ou de crescimento? A reflexão e o conhecimento são o base para construir uma história.
    Tive uma carreira de sucesso mas acho que em boa parte dela estava ancorado no fixo. Não posso mudar o passado, mas posso tomar melhores decisões para o futuro. Obrigado.

  34. Muito produtivo!! Como diz nosso educador e filosofo Cortella “ainda bem que somos diferentes senão seriamos limitados”.

  35. Obrigada! tudo isso e mais um puco vai fazer eu mudar minha forma de pensar, agir daqui para frente, muitas das vezes percorremos caminhos que nem sabemos o que estamos percorrendo. Agora vou poder separar o Mindset fixo do Mindset de crescimento.