O conhecimento compartilhado abre fronteiras internas e externas

Conversar, Conviver e Construir…

Fechando 2011, os dois Grupos de Estudos da ABRH-Baixada Santista – Coaching e Novas Tecnologias de Convivência – utilizaram, em seus últimos encontros do ano, a Investigação Apreciativa, ferramenta estudada no grupo de Novas Tecnologias.

A experiência de estudar juntos foi rica e prazerosa nos dois grupos. A circulação de saberes, de energia, de comprometimento, está nos dando impulso para continuar com mais força e aperfeiçoamento em 2012.

Com toda convicção, estamos levando na bagagem um aprendizado significativo e a certeza de que conviver, construir e compartilhar conhecimentos abre fronteiras internas e externas.

A Missão da ABRH-Baixada Santista diz: “Contribuir para desenvolvimento dos profissionais da Baixada Santista por meio de trocas de conhecimentos, influenciando a gestão estratégica de pessoas”. Os Grupos de Estudos nos proporcionaram, além de novos conhecimentos, um ambiente de troca de experiências e desenvolvimento em todos os níveis.

Os conhecimentos adquiridos foram utilizados na prática dos participantes em suas empresas e agora começamos a ir além das nossas fronteiras. O tema “Comunicação Não-Violenta (CNV)”, estudado no Grupo Novas Tecnologias de Convivência, além de ter sido apresentado na reunião mensal Temas em Debates no início deste ano, também foi apresentado neste mês no Grubase – Grupo dos profissionais de Recursos Humanos do ABC em São Bernardo do Campo.

No Grupo Novas Tecnologias de Convivência, os temas estudados foram: Terapia Comunitária, Open Space, World Café, Comunicação Não-Violenta, Círculos Restaurativos, Jogos Cooperativos, Diálogo e Investigação Apreciativa.

Em 2012, pretendemos continuar esse exercício de troca em mais um grupo, com o tema RH Estratégico, que permita aos participantes conhecer e trocar informações sobre as estratégias do RH em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Liderança e Benefícios, entre outros.

Então podemos dizer, com satisfação, que nossa missão foi cumprida.

Lena Almeida – Diretora dos Grupos de Estudos da Baixada Santista

Nadir Paes – Facilitadora do Grupo de Estudos de Coaching da Baixada Santista

Claudia Rodrigues – Facilitadora do Grupo de Estudos de Novas Tecnologias de Convivência da Baixada Santista

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *