Nadir – Uma Expertise nas Relações Humanas

Pouco tempo de formada, vinte e três anos e uma ânsia por me apresentar ao mundo do trabalho, agora como uma profissional diplomada. Na minha cidade, as oportunidades, aos meus olhos, eram restritas e queria desbravar outros horizontes. Saí para a casa de uma amiga que morava numa cidadezinha próxima à Campinas e saía todos os dias distribuindo currículos nas empresas e agências de emprego. Em menos de um mês estava contratada.

Uma empresa grande, com várias lojas e mais de seis mil funcionários. Tudo o que eu queria para aprimorar os meus conhecimentos e aplicar o que aprendi. Nossa, era muito entusiasmo, muita vontade de mostrar serviço!!!

Estava tão empolgada que nem cuidei de pequenos detalhes, e no primeiro dia de trabalho, em que fui me apresentar para o trabalho num dia frio com uma calça de moletom que parecia desfiada. Um modelo descolado que não combinava com o ambiente. A blusa amarrada na cintura e aquela cara de menina que, Graças a Deus, ainda me acompanha. Nada disso me apresentaria como uma profissional madura e pronta para a função.

Surge então o que chamo de “Anjo Profissional”. Enquanto subíamos as escadas foi conversado comigo.

– Olha, agora vou te apresentar para a Gerente da Loja. Ela é uma pessoa ótima, um astral super legal. Você vai gostar dela. Ah, só mais uma dica: tira essa blusa da cintura e segura na mão fica menos informal para um primeiro encontro profissional.

Não me lembro se foram bem essas as palavras, mas a mensagem queria dizer exatamente isso.

Nadir foi subindo degrau a degrau um pouco a minha frente, com uma energia e um pique poucas vezes vistos. O seu desprendimento em me ajudar e ensinar foi o que mais me chamou a atenção. Eu estava prestes a ocupar a função que era dela. Em poucos dias Nadir integraria a equipe que estava em São Paulo e precisaria de alguém em Campinas. Lá estava eu iniciando a minha jornada. Saímos da faculdade pensando que estamos preparados e eu, num momento de ingenuidade infantil nem me vesti adequadamente para o meu primeiro dia de trabalho.

Ainda bem que encontrei esse “anjo”. Assim foi durante todo o tempo em que trabalhamos juntas. Formamos uma equipe com uma energia incrível. Nadir sempre indo à frente com sua experiência, perspicácia, simplicidade, profissionalismo, sempre disposta a ensinar. Próprio de um mestre sábio!

Tudo isso aconteceu há mais de dez anos, mas os laços de amizade permaneceram mesmo quando os laços profissionais tiveram que ser desfeitos.

Eu iniciava minha jornada na área de recursos humanos e pude aprender na prática o que é SER HUMANO que acredita no desenvolvimento e na capacidade de cada um sem julgamentos prévios e com uma disponibilidade para o outro que me encantaram.

Nesse tempo aprendi que sucesso profissional não precisa estar acompanhado de competição, de difamação, de puxada de tapete, e nem de hipocrisia. Penso que foi aí que realmente me formei e adquiri meu diploma.

Até hoje Nadir é um modelo profissional a ser seguido.

Mulheres que são PROFISSIONAIS. Profissionais que somam competências, dividem sabedoria, subtraem problemas e multiplicam resultados. Mulheres que sabem que acolher e cooperar geram mais que lucros, que profissionais competentes… geram modelos a serem seguidos e amizades para a eternidade.

Grande beijo. Fernanda Zechinatto

Ativista do Parto Normal/Natural cada vez mais humanizado. Acredito sempre no empoderamento da Mulher e em nossas realizações!!!

Escrito por Fernandha Zechinatto

BLOG: http://fernandha.zechinatto.zip.net

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *