Mulheres buscam metodologia coaching para empreender e se qualificar

Os principais desafios do universo feminino no mercado de trabalho ainda são equiparação salarial com homens, respeito e oportunidades em cargos melhores dentro das empresas

A cada ano o mercado de trabalho se torna mais competitivo. Este cenário não é diferente para mulheres que, além de buscarem maior reconhecimento profissional, também decidem empreender. É o caso da comerciante Edna Alves. Há cerca de cinco anos mudou de vida ao abandonar a carreira de designer de interiores para montar o próprio negócio. Uma loja de produtos e artigo para fotografia e um estúdio fotográfico, localizado em um centro comercial no bairro do Boqueirão, em Santos.

As dificuldades no último ano fizeram com que a empresária buscasse ajuda de uma coach, especializada em formação de líderes e técnicas voltadas para as mulheres. “Fui para o tudo ou nada. Ou fechava a loja e voltava para a minha profissão ou mudava. Eu resolvi mudar”, desabafa Edna, que conheceu a coach Nadir Paes por indicação de outra amiga empresária, proprietária de academias.

Edna

Segundo ela, foi a necessidade de melhorar, a sensação de estar fazendo algumas coisas erradas e, por vezes, estar até avaliando a possibilidade de fechar as portas do estabelecimento, que a fizeram buscar ajuda. Ao todo, foram três meses de trabalho no fim do ano passado.

“Comecei 2015 com atitudes diferentes”, revela Edna. Sobre as principais lições aprendidas, a comerciante ressalta: “Viver um dia de cada vez. Planejar os dias antecipadamente para não se perder. Aplicar o perdão. O que ficou no passado não dá pra mudar. É pra frente que a gente tem que pensar”.

Desafios 

Os principais desafios das mulheres no mercado de trabalho, mesmo em pleno século XXI, ainda são a equiparação salarial, maior respeito e busca por oportunidades de cargos e salários melhores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 13% das mais de oito milhões de empresas existentes no Brasil têm mulheres em cargos de direção.

Para a coach e psicóloga Nadir Paes, as mulheres são desafiadas diariamente em suas múltiplas atividades no trabalho e em casa. “Equilibrar toda a responsabilidade profissional com a família é um dos grandes desafios da mulher dos dias atuais”, pondera.

A especialista afirma que com o processo de coaching ela estará apta para lidar com os desafios corriqueiros com mais leveza, com foco voltado para as soluções dos problemas. “Conscientes de seus recursos, talentos, forças, competências, crenças, valores, missão e legado, estarão potencializadas e saberão do verdadeiro papel neste mundo ao viver uma vida com significado maior”, avalia Nadir.

Os atendimentos são em grupos ou individuais. “O universo feminino é complexo e, por esta razão, criamos estes grupos especiais para o sexo feminino. Porém, há mulheres que preferem ser atendidas individualmente. A experiência nos mostra resultados extraordinários nas duas formas”, explica.

Trabalho em grupo

O “Coaching Group para ELAS” foi estruturado especialmente para as mulheres. Os grupos são formados a partir de seis e no máximo dez mulheres. O processo acontece em 12 encontros semanais, com duração de 2 horas cada. Dentro do processo em grupo cada pessoa define a meta que deseja alcançar, que podem ser na esfera pessoal e também metas profissionais.

O Coaching Group para ELAS é um processo para o autoconhecimento e obtenção resultados em várias áreas da vida, em curto espaço de tempo, através de ferramentas e metodologia cientificamente comprovadas.

Sobre Nadir Paes

Nadir Paes é psicóloga, Master Coach Senior, Trainer e Consultora de Recursos Humanos. Possui certificação internacional pela Eca European Association, GCC Global Coaching Community (Alemanha/Suíça) e BCI Behavioral Coaching Institute (EUA). Também é coautora dos livros Master Coaches – Técnicas e relatos de mestres do Coaching (Editora Ser Mais) e O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados (Editora IBC Instituto Brasileiro de Coaching). Além disso, Nadir Paes trabalhou por duas décadas na área de recursos humanos e atua há mais de cinco anos como Coach no Brasil, sendo uma das pioneiras do programa no País.

Fotos:

1) Edna Alves – comerciante

Crédito – E5+ Comunicação / Divulgação

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *