fbpx

MINDSET FÍXO: POR QUE ELE É PREJUDICIAL?

Mindset fíxo

Quando não estamos conectados com a realidade ou tendemos a vê-la como algo prejudicial, temos um mindset fixo.

O mindset fixo é aquele em que você só pensa negativo trazendo muitos malefícios à sua vida como um todo. O mindset não atinge apenas a vida profissional, mas também a vida pessoa de cada um.

E como identificar se eu mesmo estou me tolhendo em termos de mindset? Você aprende a identificar o seu mindset de acordo com suas ações pois elas são moldadas pelas suas crenças.

Com um mindset fixo você tende a não se achar pronto par executar tarefas, até mesmo as diárias.

É preciso toda uma mudança de mindset para conquistar espaços e chegar onde se quer chegar.

Nesse artigo nós vamos ver um pouco sobre por que o mindset fixo é tão prejudicial na nossa vida através de uma história didática abaixo.

Mindset fixo

Josué é um rapaz que tem por volta de 36 anos. Sua família é toda de concursados, mas Josué gostaria mesmo de abrir uma loja onde pudesse vender chocolates caseiros. Muito amante da culinária, Josué fez vários cursos nesta área, mas sempre desencorajado pelos seus pais e parentes.

Ele simplesmente convivia em um círculo negativo ao seu redor. Ele tinha nas veias um espírito empreendedor e gostaria de trabalhar nesse sentido.

Acontece que por gostar muito dos seus pais, Josué tinha em mente que precisava fazer o que seus pais determinavam.

Depois de diversos cursinhos feitos, Josué não só não conseguiu resultados no concurso público, como também havia perdido 3 anos de trabalho naquilo que gostava.

Como seu mindset era fixo, ele penou para mudar de mentalidade até chegar a ser o empreendedor que é hoje.

Primeira coisa que ele fez foi não tocar mais no assunto com seus pais e parentes. A segunda coisa que ele fez foi se munir de pessoas com boas experiências na sua área de atuação para conseguir realizar seus projetos.

Mas vamos tratar um pouco mais do mindset fixo dele. Ás vezes quando estamos rodeados por pessoas com objetivos diferentes do nosso é muito difícil pensar de forma diferente.

Seria preciso uma personalidade muito forte, mas mesmo assim você correria o risco de ser influenciado por essas pessoas.

O mindset fixo é aquele negativo e que te tolhe de completar ciclos na sua vida. Você pode tê-lo independentemente de ter pessoas ao seu lado te influenciando.

O mindset fixo só é importante na mudança deste para outro mindset de crescimento. No caso de Josué é importante que ele não toque no assunto profissão sempre que estiver perto dos seus pais e parentes.

Mudando o mindset

O que Josué fez para mudar o seu mindset fixo então?

Após ter identificado que estava caminhando por caminhos tortuosos, Josué simplesmente fez uma reflexão do que gostava de fazer e que lhe dava mais vontade de executar.

Após esta reflexão, Josué se achou em um impasse: continuar fazendo o que estava fazendo pelos seus pais, ou simplesmente mudar radicalmente sua vida.

É obvio que uma mudança de mindset fixo para mindset de crescimento não ocorre assim tão fácil, mas é uma mudança necessária.

No caso de Josué, ele simplesmente peitou a mudança e seguiu em frente. O que podemos dizer dele hoje é que é muito mais bem-sucedido que antes. E por consequência mais feliz também.

Mas o mindset fixo não acontece somente com o campo profissional, acontece também no pessoal. Veja que na história de Josué a família não estava de acordo e por isso gerou um sentimento negativo nele.

Por isso é muito importante que nos cerquemos de pessoas que venham a agregar valor em nossa vida. Pessoas que queiram nos ver vencendo naquilo que desejamos.

Não há nada pior do que fazer aquilo que não se gosta, não é?

Mindset de crescimento

O mindset de crescimento por sua vez é muito mais produtivo e progressista. Quando Josué mudou de mindset fixo para mindset de crescimento as coisas começaram a dar mais certo do que antes.

Pensamento positivo é chave para muitas das nossas questões. E o mindset de crescimento é mais uma forma de sua mente mostrar para você que você tem todo o potencial a ser explorado.

Com um mindset de crescimento você simplesmente muda do negativo para o positivo e passa a acreditar mais nas suas qualidades e até as desenvolve.

É claro que a mudança é gradual, mas acontece quando você se mostra determinado a mudar. Lembre-se que para mudar é preciso saber quais são suas crenças e por que elas estão tolhendo as suas ações.

Com base nisso, você já vai ter um ponto de partida para começar a trabalhar em cima do seu mindset de crescimento.

É preciso muita força de vontade para mudar aquilo que pode ser mudado.

Conclusão

A conclusão a que chegamos no caso de Josué é que ele com muito esforço e dedicação começou a mudar paulatinamente. E essa mudança no nosso avatar foi tão precisa que ele hoje trabalha com o que ama e colhe os frutos do que gosta de fazer.

Você também pode conseguir o mesmo que Josué, basta que reflita em quais crenças estão podando as suas chances de crescer como pessoa e como profissional.

A mudança de mindset fixo para mindset de crescimento é uma mudança que requer muita constância de atitudes, mas pode ser realizada.

Se você quer saber como mudar o seu mindset fixo para um mindset de crescimento então comece por observar-se e ver em si o que está impactando no seu sucesso. Se você acredita em alguma coisa que pode estar te impedindo de ser feliz de outra forma.

Por fim, o mindset fixo é prejudicial porque guarda consigo todos os sentimentos negativos daquilo que não queremos fazer ou ser. Mas se bem utilizado, pode ser um ponto de partida para novas aventuras dentro do que trabalhamos para conseguir O mindset fixo deve ser transformado em mindset de crescimento quando assim observado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *