fbpx

MINDSET EMPREENDEDOR: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CRESCER O SEU EMPREENDIMENTO

O Mindset empreendedor ou mentalidade empreendedora data dos séculos e vem sendo expandida ao deles. Muitos dos empreendedores de hoje tiveram suas habilidades reconhecidas de acordo com sua mentalidade voltada para o sucesso.

O sucesso, por sua vez, em grande parte dos casos foi conseguido através de muito esforço e dedicação.

Algumas pessoas acreditam que o sucesso é uma questão de talento inato, mas na verdade não é bem por aí.

O acontece é que como falamos antes no nosso artigo de Mindset de crescimento v.s. Mindset fixo, há uma crença limitante e atitude reativa em relação a alguns aspectos da vida.

A pessoa que fica muito tempo pensando que não pode fazer determinadas tarefas, possivelmente vai continuar pensando assim até que haja uma intervenção nesse ponto.

O Mindset empreendedor é aquele voltado para o negócio e seu crescimento. É uma mentalidade de crescimento mesmo e que interfere na forma como o empreendedor vê o mundo.

Quer saber mais sobre a mentalidade empreendedora? Continue lendo o artigo.

Mindset empreendedor x Mindset fixo

Aqui nós colocamos um comparativo entre mindsets que você verá que são opostos entre si e que um impacta no aparecimento do outro.

Mindset empreendedor Mindset Fixo
Pró ativo Reativo
Mente ativa Mente vazia
Critico Silencioso
Controlador Deixa acontecer
Analítico Instintivo

Quando você pensa em Mindset empreendedor você pensa em qualidades que antes não tinha e que gostaria de desenvolver.

Um exemplo disso é deixar de pensar como empregado e pensar como empreendedor. No seu negócio é importante saber a visão do empregado, mas é mais importante mesmo saber em que posição você está agora.

O Mindset fixo é aquele em que você pensa que não poderá aprender algo novo e, no caso do exemplo acima, passa a acreditar que não tem o perfil adequado para ser o gestor do negócio.

No Mindset fixo você não pode aprender habilidades que não possui, na mentalidade empreendedora você aprende a ser um empreendedor mesmo se antes você foi um empregado.

Mentalidade empreendedora desenvolvida

Você sabia que é possível desenvolver sua mentalidade empreendedora? Claro que sim e nós vamos te dá alguns aspectos que devem ser mudados para que isso aconteça.

  1. Reinicie o Mindset: reiniciar Mindset é passar a acreditar em algo novo. Deixar o velho para trás e passar a acreditar no que vai te mover daqui para frente.
  2. Tenha clareza: mantenha um estado de clareza mental para que você possa ver as coisas como elas são e agir em conformidade com elas.
  3. Tenha certeza: nunca fique em dúvidas sobre um assunto que já foi tratado diversas vezes e que já foi testado.
  4. Tenha foco: o foco é super importante na hora de manter as atividades caminhando conforme o estabelecido. Com o foco você prioriza o que é mais importante e urgente.
  5. Tenha comprometimento: o comprometimento é o que vai te levar adiante.

Dê um boost no seu Mindset empreendedor

O Mindset empreendedor está contido no grupo do Mindset de crescimento, por isso vemos que para mudar um contexto é preciso apenas desenvolver habilidades. Estas habilidades podem ou não estar na própria pessoa.

Você como um empreendedor, pode agir conforme tal bastando que se proponha a fazer um aprimoramento de suas habilidades. Toda pessoa pode vir a ser um empreendedor, se se dispuser para isso.

É preciso trabalhar pontos de vista e crenças limitantes para isso. Para isso é preciso que você reconheça as suas limitações e identifique o seu estado atual.

Partindo daí, temos que ter uma dedicação máxima para o negócio com foco e metas claras. É preciso e muito importante também que você acredite em si mesmo.

Outra coisa muito importante é ter um propósito. Com um propósito você vai ter um norte de onde quer chegar e por onde deve ir.

“Feito é melhor do que perfeito”

A frase acima diz respeito ao cumprimento das tarefas. Feito é melhor do que a fazer e em fase eterna de conclusão.

No Mindset empreendedor você simplesmente prioriza tarefas urgentes como urgentes e o que não é urgente como tal. Assim fica mais fácil para você focar no que realmente precisa de maior atenção. Nesse aspecto não se leva em consideração a perfeição, mas sim o tempo de execução da tarefa.

Erico Rocha, empreendedor da Ignição Digital, deu essa dica em um de seus vídeos e mostrou para os demais empreendedores que não é preciso fazer com o máximo de perfeição, mas sim executar a tarefa. E isso é o mais importante.

Errei, sem problemas.

Errar, como já diz o ditado, é humano. Enquanto se está fazendo seus empreendimentos você pode e vai errar, mas quanto a isso não tem problemas porque é errando que se aprende.

O Mindset empreendedor traz consigo o condão de aprender com os erros e assim ficar mais produtivo.

Cada erro cometido deve ser tratado como um simples engano e seguir em frente é o que vai te fazer crescer como empreendedor.

Conclusão

O Mindset empreendedor como parte do Mindset de crescimento é aquele em que crenças limitantes e atitudes vazias não têm vez. Neste Mindset ou mentalidade você é posto à prova sempre.

Seus resultados virão de muito esforço e dedicação dentro da área escolhida. Suas habilidades serão potencializadas e você verá que este Mindset é que deve ser seguido.

Dê atenção às oportunidades que surgirão, mas não deixe de focar no que é certo e no seu negócio.

O Mindset empreendedor é de tal forma que você não precisa saber tudo ao mesmo tempo ou ter nascido com um talento especial que estava escondido, você só precisa ser quem você é e batalhar para desenvolver habilidades especiais.

Este Mindset é muito utilizado pelos empreendedores em geral e é por isso que você também pode utilizá-lo.

Pense positivo, pense para frente. Seja pró ativo e ponha em prática todas as ideias que você tem acerca do seu negócio promissor. É pensando desta maneira que você atingirá o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.