O que é mindset?

 Antes de começar a explicar o que é, preciso te fazer uma pergunta: você tende a ver o copo meio cheio ou meio vazio? Dependendo da sua resposta, podemos dizer que você tende a ter um modelo mental fixo ou progressista.

O que realmente estamos questionando é se você costuma ver mais as coisas que estão dando errado do que as coisas que estão dando certo. Ou seja, tudo é uma questão de perspectiva e vai depender de quem está olhando para esse copo.

Segundo Carol Dweck psicóloga e autora do famoso livro Mindset: how you can fulfil your potential, mindset deve ser entendido nesse sentido. Ela escreve na introdução do seu livro: “Meu trabalho é parte de uma tradição em psicologia que mostra o poder das crenças das pessoas. Elas podem ou não estar conscientes de suas crenças, mas elas afetam fortemente o que queremos e se vamos ou não ser bem sucedidos em conseguir o que queremos. Esta tradição também mostra como mudar as crenças pessoais – mesmo as mais simples – pode trazer profundos efeitos”.

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”. Pode ser considerado como nosso modelo mental predominante. Ele influencia o nosso olhar a respeito das coisas que acontecem na nossa vida. Essas visões podem designar direta ou indiretamente em todas as nossas atitudes e tomadas de decisões.

O mindset é formado desde nossa primeira infância, educação, valores, crenças, ideais e experiências ao longo da vida. Através dele, governamos os nossos pensamentos e percepções.

Carol Dwek divide o mindset em dois perfis. Vamos ver em qual deles você se enquadra?

Mindset fixo

É fixo e parado, podendo ser comparado a zona de conforto. Quem possui esse tipo de mentalidade entende que características, competências e habilidades são estáveis ao longo da vida, não podendo ser desenvolvidas. Como consequência desta visão, as pessoas com este perfil estão sempre insatisfeitas e desmotivadas. Evitam desafios por acreditar que vão errar. Não entendem que podemos aprender tudo que decidirmos aprender, e que errar faz parte do processo de aprendizagem e evolução.

Mindset de crescimento

Essa é a mentalidade do sucesso, também chamada de mentalidade progressista. É oposto ao fixo. Pessoas com este perfil de mentalidade veem oportunidades em todos os desafios e acreditam na sua capacidade de aprender sempre e de obter sucesso. Quem possui esse mindset consegue ver o mundo de forma expandida. Acredita que estamos em evolução constante, que a inteligência o talento, por exemplo, podem ser aprimorados.

5 dicas para você virar a chave e ter um mindset progressista

  1. Tenha foco

Ter uma mente focada é estar com meio caminho andado rumo a uma mentalidade progressista. Quem tem objetivos claros direciona sua energia de forma assertiva em direção ao que quer. O foco na realização do sonho diminui as possibilidades de influências externas negativas, como pensamentos negativos e cansaço. Quem tem foco e determinação move montanhas para conseguir o que quer.

  1. Ignore os haters (odiadores)

Não devemos dar ouvidos a tudo que falam sobre nós. Dar ouvidos a todos ou somente seguir o que penso? Nenhuma coisa nem outra, pois o equilíbrio é sempre o ideal. Quando o assunto são pessoas sempre negativas, o melhor a fazer é ignorá-las.  Há pessoas que somente dão opiniões ruins e que parece se incomodar com sucesso dos outros. Procure filtrar as opiniões pessimistas.

  1. Estabeleça seu caminho de sucesso

Pense nos seus maiores sonhos como principais metas da sua vida. Quer mudar o mundo? Ganhar muito dinheiro? Que seja. Busque isso e não pense pequeno. Dessa forma, seu foco aumentará e a influências negativas perderão forças.

  1. Acabe com a auto sabotagem

Na maioria das vezes o pior inimigo do nosso sucesso somos nós mesmos. Perceba e tome consciência dos comportamentos repetitivos e negativos. Aqui o melhor a fazer é parar e retomar o caminho. Quando tomamos consciência do problema, fica mais fácil eliminá-lo.

  1. Elimine os pensamentos negativos

Se você acha que algo não vai dar certo, provavelmente não vai dar mesmo. Quando a gente inicia uma atividade com esse pensamento, a tendência é que ficamos desmotivado a fazê-lo e o resultado nem sempre é bom. Elimine de uma vez por todas do seu vocabulário as frases “eu não consigo” e “não vai dar certo”.

Nadir Paes

Nadir Paes

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.
Nadir Paes

Latest posts by Nadir Paes (see all)