O que é mindset?
Antes de começar a explicar o que é, preciso te fazer uma pergunta: você tende a ver o copo meio cheio ou meio vazio? Dependendo da sua resposta, podemos dizer que você tende a ter um modelo mental fixo ou progressista.
O que realmente estamos questionando é se você costuma ver mais as coisas que estão dando errado do que as coisas que estão dando certo. Ou seja, tudo é uma questão de perspectiva e vai depender de quem está olhando para esse copo.
Segundo Carol Dweck psicóloga e autora do famoso livro Mindset: how you can fulfil your potential, mindset deve ser entendido nesse sentido. Ela escreve na introdução do seu livro: “Meu trabalho é parte de uma tradição em psicologia que mostra o poder das crenças das pessoas. Elas podem ou não estar conscientes de suas crenças, mas elas afetam fortemente o que queremos e se vamos ou não ser bem sucedidos em conseguir o que queremos. Esta tradição também mostra como mudar as crenças pessoais – mesmo as mais simples – pode trazer profundos efeitos”.
Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”. Pode ser considerado como nosso modelo mental predominante. Ele influencia o nosso olhar a respeito das coisas que acontecem na nossa vida. Essas visões podem designar direta ou indiretamente em todas as nossas atitudes e tomadas de decisões.
O mindset é formado desde nossa primeira infância, educação, valores, crenças, ideais e experiências ao longo da vida. Através dele, governamos os nossos pensamentos e percepções.
Carol Dwek divide o mindset em dois perfis. Vamos ver em qual deles você se enquadra?
Mindset fixo
É fixo e parado, podendo ser comparado a zona de conforto. Quem possui esse tipo de mentalidade entende que características, competências e habilidades são estáveis ao longo da vida, não podendo ser desenvolvidas. Como consequência desta visão, as pessoas com este perfil estão sempre insatisfeitas e desmotivadas. Evitam desafios por acreditar que vão errar. Não entendem que podemos aprender tudo que decidirmos aprender, e que errar faz parte do processo de aprendizagem e evolução.
Mindset de crescimento
Essa é a mentalidade do sucesso, também chamada de mentalidade progressista. É oposto ao fixo. Pessoas com este perfil de mentalidade veem oportunidades em todos os desafios e acreditam na sua capacidade de aprender sempre e de obter sucesso. Quem possui esse mindset consegue ver o mundo de forma expandida. Acredita que estamos em evolução constante, que a inteligência o talento, por exemplo, podem ser aprimorados.
5 dicas para você virar a chave e ter um mindset progressista
- Tenha foco
Ter uma mente focada é estar com meio caminho andado rumo a uma mentalidade progressista. Quem tem objetivos claros direciona sua energia de forma assertiva em direção ao que quer. O foco na realização do sonho diminui as possibilidades de influências externas negativas, como pensamentos negativos e cansaço. Quem tem foco e determinação move montanhas para conseguir o que quer.
- Ignore os haters (odiadores)
Não devemos dar ouvidos a tudo que falam sobre nós. Dar ouvidos a todos ou somente seguir o que penso? Nenhuma coisa nem outra, pois o equilíbrio é sempre o ideal. Quando o assunto são pessoas sempre negativas, o melhor a fazer é ignorá-las. Há pessoas que somente dão opiniões ruins e que parece se incomodar com sucesso dos outros. Procure filtrar as opiniões pessimistas.
- Estabeleça seu caminho de sucesso
Pense nos seus maiores sonhos como principais metas da sua vida. Quer mudar o mundo? Ganhar muito dinheiro? Que seja. Busque isso e não pense pequeno. Dessa forma, seu foco aumentará e a influências negativas perderão forças.
- Acabe com a auto sabotagem
Na maioria das vezes o pior inimigo do nosso sucesso somos nós mesmos. Perceba e tome consciência dos comportamentos repetitivos e negativos. Aqui o melhor a fazer é parar e retomar o caminho. Quando tomamos consciência do problema, fica mais fácil eliminá-lo.
- Elimine os pensamentos negativos
Se você acha que algo não vai dar certo, provavelmente não vai dar mesmo. Quando a gente inicia uma atividade com esse pensamento, a tendência é que ficamos desmotivado a fazê-lo e o resultado nem sempre é bom. Elimine de uma vez por todas do seu vocabulário as frases “eu não consigo” e “não vai dar certo”.
Excelente. Amei!????
Perfeito!
Muito bom ????????????
Excelente artigo!
Priscila obrigada pelo seu comentário. Fico contente por ter contribuído com você .
Obrigado.
Muito Bom.
Sempre acrescentando.
Que bom Carlos. Grata por me acompanhar. Abraços
Excelente explicação e bem motivador. Agora tenho que tentar por em prática. Te chamei no zap. Obrigado
Obrigada Tânia pelo seu comentário. Bjs