fbpx

MENTALIDADE OU MINDSET DE CRESCIMENTO V.S MINDSET FÍXO

Mindset de Crescimento x Fíxo

O Mindset é uma mentalidade, uma atitude mental, e esta mentalidade pode e vai ser moldada por aspectos do meio em que se insere o indivíduo.

Características do meio vão influenciar, pois são geradores de crenças que podem ser limitantes ou não.

Tudo vai depender, na verdade, de uma série de fatores tais como cultura, linguagem, experiência pessoal e limitações fisiológicas.

O que acontece é que no meio em que está inserido, o indivíduo pode passar a acreditar não ser possível desenvolver algumas habilidades e que talento é apenas uma coisa que só algumas pessoas têm.

Mindset fixo

Eu escolhi começar com essa mentalidade, pois embora não parece é a mais comum entre quem trabalha nos dias de hoje.

Muitas pessoas acham que por possuírem determinadas características físicas, ou psicológicas elas tendem a “servir” para determinados cargos e posições.

Acontece que muitas das nossas habilidades foram aprendidas ao longo do tempo desde que nós éramos crianças.

Essas habilidades foram crescendo conforme nós também crescíamos. Acontece que nem tudo nos é ensinado, mas a grande maioria das coisas podem ser passadas basta que se tenha um verdadeiro interesse nesse sentido.

É essa mentalidade que deve ser moldada quando estamos diante de um desafio. É essa mentalidade que nós devemos quebrar para que possamos andar para frente.

E como fazer isso?

Trabalhando dia após dia para se obter tal habilidade que supostamente não teríamos como ter.

Certo grupo de pessoas estava conversando sobre perfis de trabalhadores e que uns serviam para uma função e outros não.

Na concepção do Mindset positivo, não se acha que uma pessoa com determinado perfil tem menos ou mais habilidades que outras. Muito pelo contrário, é um pensamento retrógrado e só reflete um ponto negativo da empresa em questão.

Mas a sua mentalidade tem que ser progressiva, para frente, de crescimento, pois só assim você conseguirá mudar sua história.

Mindset de crescimento

A mindset de crescimento, por sua vez, diz respeito a como o indivíduo se vê perante os demais. É como se a pessoa percebesse que talento é trabalho duro em prol do que se quer e não abrisse mão do desenvolvimento pessoal.

Nesta mentalidade é possível compreender melhor o que te impacta em ter novos cargos ou novas oportunidades em geral.

Com essa mentalidade você simplesmente assume poder fazer tarefas que antes não podia baseado em estudos e aprimoramento pessoal.

É aqui que estamos falando em desenvolver habilidades que antes não tínhamos, mas que hoje queremos ter.

Lembre-se que tudo é baseado em crenças v.s. atitudes. Se você tem uma crença limitante, então deve trabalhar essa crença com um profissional Coach na área em questão.

São essas crenças limitantes que te levam a pensar que você não tem capacidade para desenvolver habilidades e que talento é uma coisa para poucas pessoas.

Não é bem assim, a mindset de crescimento ou Mindset de crescimento diz totalmente o contrário: você pode e deve desenvolver-se para agregar mais valor às suas habilidades.

Crenças limitantes ocorrem no meio em que está inserido por fatores diversos, mas em geral elas te influenciam muito e por isso não deixam que você siga em frente.

Em compensação as atitudes – que também são moldadas pelas crenças – também influenciam no todo.

O ideal é você somar valor utilizando quebra de crenças limitantes e mudança de atitudes que não te auxiliam em nada.

O Mindset ou mindset de crescimento foi um estudo feito por uma professora de psicologia chamada Carol Dweck.

Ela identificou esses dois tipos de Mindset e os classificou da forma em que apareceram para ela.

A mentalidade de crescimento para ela é muito importante, pois com esse Mindset você conseguiria se desenvolver enquanto pessoa e passaria a confiar mais em si mesmo.

A mindset de crescimento é um conjunto de pontos importantes que devem ser levados em consideração como: o quanto você está apto a mudar, como você fará a mudança e por que fará.

O Mindset de crescimento é uma forma de pensar no positivo, no progresso, para frente. É uma forma de quebrar paradigmas.

Nessa mentalidade você pode e vai mudar sua história como um todo de forma a ganhar habilidades que antes não tinha ou não acreditava em poder ter.

Conclusão

Para que você tenha uma mentalidade de crescimento você precisa trabalhar o autoconhecimento, fatores de desenvolvimento pessoal. É importante destacar aqui que a mentalidade fixa é uma mentalidade ou Mindset limitante assim como a própria crença que o cria.

O Mindset fixo é aquele em que você não acredita muito em desenvolvimento, mas sim em fatos. Só que fatos não fazem muito história, o que faz história são suas atitudes.

Uma forma de quebrar com esse pensamento ou mentalidade é fazer exatamente o oposto do que se acredita e buscar desenvolvimento onde puder.

A quebra de padrão do Mindset fixo para o Mindset de crescimento deve ocorrer de forma natural e no seu dia a dia.

É importante dizer que tudo na vida é uma questão de aprendizado e desenvolvimento propriamente dito.

Tudo é uma questão de tentar algo novo, promissor.

O Mindset de crescimento mostra às pessoas como elas podem crescer baseado em aprimoramento de habilidades que elas acham que não podiam ter anteriormente.

Dando fim a uma crença limitante e pondo em prática atitudes renovadoras é que você conseguirá quebrar com o Mindset fixo e o transformará em Mindset de crescimento.

Ter um Mindset de crescimento é o que te faz vencer e conquistar novos rumos para a sua vida pessoal e profissional.

É uma forma de desenvolver habilidades antes nunca nem pensadas, mas que você acredita poder leva-las a diante.

Com a quebra de padrão do Mindset fixo para o Mindset de crescimento você tende a ganhar em conhecimento de si mesmo e a fazer um desenvolvimento pessoal rico para o futuro.

No nosso outro artigo sobre o que é Mindset falamos um pouco sobre crenças, atitudes e modelos mentais. Agora nós vamos adentrar no rol dos mindsets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.