LEADER COACH – O líder cobiçado pelo mercado e o que todos querem ter por perto

Vou falar sobre Leader Coach, o líder cada vez mais cobiçado pelo mercado e o líder que todos querem ter por perto. Porque será?

Antes de falar de Leader Coach preciso falar dos modelos de liderança que tivemos em toda nossa história.

Desde o descobrimento do nosso país até 1822, Brasil Colônia, Portugal era a autoridade e suas ordens políticas e econômicas atravessavam o atlântico. Brasil Império, de 1822 a 1889, também o regime era bem centralizador.

Nas duas primeiras épocas, iniciou-se e findou-se tardiamente a escravidão de indígenas e africanos sob a batuta do rígido autoritarismo.

Na República Nova, 1945 a 1964, o Brasil começa a respirar os ares da democracia, mas mesmo assim muito lentamente.

Mediante estas informações e dados estatísticos podemos traçar o modelo de liderança dos brasileiros:

· 512 anos de existência do Brasil, 464 foram dedicados, com maestria, ao autoritarismo.

· Restaram 48 anos de tempo para o exercício da democracia.

· Brutal diferença: 90,62% referem-se à fase da liderança autoritária em suas várias nuances e 9,37% simbolizam o estágio da liderança democrática.

Somos ainda infantis em matéria de democracia, e nossa cultura está impregnada do modelo autoritário.

Desta maneira a Liderança dos brasileiros, em sua grande maioria trilha o modelo da liderança autoritária em suas várias nuances. Assim, temos ainda até os dias atuais os “chefes”, líderes presos ao modelo de gestão autoritário no exercício do poder. Em geral possuem as seguintes características: controlador, centralizador, de difícil acesso e durão, faltando-lhe autoconhecimento e equilíbrio emocional. Quer sempre ter razão, leva sozinho o crédito pelos resultados, é voltado para a manutenção e tem visão
em curto prazo. Limita e define de forma estrita a área de atuação dos subordinados. Desmotiva a equipe e lidera pela autoridade (poder do cargo). Em termos gerais são temidos pela equipe, desmotivadores e inseguros.

Aqueles que ocupam cargo de comando e insistem em exercê-lo com um poder arbitrário desestimulam a participação, inibem as contribuições e nada fazem para construir boas relações e um ambiente positivo e saudável. Aliás, fazem o contrário, ambientes hostis e colaboradores desmotivados, temerosos cada vez menos saudáveis. O resultado deste modelo é uma grande ineficiência das nossas organizações.

A falta de autoconhecimento, excesso de arrogância e pouca prática em gestão de pessoas são alguns dos principais aspectos que levam um líder ao fracasso. Com este estilo de liderança temos organizações ineficientes que conseguem o mínimo da competência das pessoas, e geram um desperdício incalculável do capital humano. Ainda mais se analisarmos a proporção de produtividade do americano X brasileiro, seis brasileiros para produzir o que um americano produz. Nesta questão o que falta é foco, é
liderança efetiva.

Certa vez fui abordada por um funcionário de uma grande empresa, ele trabalhava lá há cinco anos. Ele me disse que seu chefe toma para si o crédito da maior parte dos bons resultados do trabalho que este funcionário desenvolve, demonstrando ser um “gerente”/”chefe” articulado, bem relacionado e mais político do que competente e produtivo, e o pior, adota a prática do “furto de ideias” como padrão de comportamento. O funcionário fica ressentido, e seus superiores jamais souberam de suas realizações. O esforço que ele investe diariamente para atingir alvos converte-se em vitórias pessoais automáticas do chefe.

Por isto eu sempre digo através de Contardo Calligaris, psicanalista italiano radicado no Brasil: “O poder, em si, não constitui uma garantia moral: o poderoso pode ter a espada na mão, mas nem por isso é dono do bem”.

Contudo, não podemos ficar presos ao passado somente julgando e com ressentimentos por tanto estrago que este modelo autoritário de liderar já nos causou. Com o Coaching aprendemos a RESSIGNIFICAR e dar um novo sentido a dor, ou seja, tirar aprendizado de uma situação que não foi boa ou positiva. Sendo assim podemos dizer que honramos e respeitamos nossa história e que por mais dura que ela tenha sido, ela é nossa história e que somente nós estamos aqui devido a este nosso passado. Pelo menos uma coisa boa nós aprendemos com tanta barbaridade praticada por este modelo de autoritário. Não fazer o que eles fizeram, dando a dor um foco
positivo.

Falando em foco positivo, quais foram os maiores Líderes da Humanidade? Quais eram os seus valores?

Os grandes líderes da humanidade forma Jesus Cristo, Ghandi, Luther King, Mandela, Madre Tereza, Irmã Dulce e todos estes grandes lideres partilhavam praticamente de valores em comum: humanidade, respeito, generosidade…

O Leader Coach foca os resultados e tem valores pautados na humanidade. É inspirador, respeita as pessoas, é flexível, empreendedor, motivador, ousado, proativo, ouve na essência, conhece sua equipe, sabe compartilhar e é planejador e é estrategista.

Desta maneira o Leader Coach catalisa mudanças essenciais à empresa e a comunidade, facilita e gera aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores. É exemplo de conduta, é participativo e desenvolve a confiança, motivando a equipe. Assume papel de treinador (coach) de seu time e desenvolve novas lideranças. É voltado para o longo prazo e pensa em termos de inovação. Potencializa o poder das pessoas abrindo espaços para sua atuação e foca o desenvolvimento, o futuro. Dá o tom e a direção dentro e fora da empresa, assumindo a responsabilidade desafios.

Para continuar falando de LEADER COACH preciso também falar de LIDERANÇAe de COACHING. Primeiramente vamos conceituar e diferenciar Liderança, Poder e Autoridade.

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

O LEADER COACH lidera com autoridade, levando as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer devido a sua influência pessoal. O LEADER COACH é adaptativo e transita com muita facilidade por todos os estilos de liderança: Autocrática, democrática, liberal ou lissez faire e paternalista. Também é visionário, conselheiro, relacional, pressionador e dirigista de acordo com a situação.

O Leader Coach sabe que a chave da verdadeira liderança é a CONFIANÇA, por isto busca os resultados enquanto constrói relacionamentos saudáveis e um ambiente
seguro.

Agora o que Coaching afinal?

Temos muitas definições de Coaching, mas vamos a algumas delas: “Coaching é a parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente) onde acontece um processo
estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu coachee / cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.” Fonte: Global Coaching Community / Tradução: Instituto Brasileiro de Coaching

A essência do Coaching é apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a mudar da maneira que deseja, e a ir à direção que quer. O Coaching libera o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho e faça o que antes acreditava impossível.

O Processo de Coaching compreende entender o estado/cenário atual que requer mudança e definir o estado/cenário desejado, aonde se quer chegar. E sair do ponto A em direção ao ponto B requer estratégia e plano de ação. Não existe Coaching sem AÇÃO e RESULTADOS. Coaching é AÇÃO, FOCO E RESULTADOS.

O Coaching é pautado em quatro pilares:

1. Ser Humano (Humanidade),
2. Método (Seguir fundamentos e metodologia),
3. Técnicas (Assessment, ferramentas e modelos),
4. Competências do Coach.

“Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes.” – Ralph Waldo Emerson. E esse alguém com toda certeza é LEADER
COACH.

O maior benefício do Coaching é o aumento de RESULTADOS positivos nas diversas áreas da vida do coachee / colaborador. O aumento de PERFORMANCE, gerado pelo processo de Coaching, eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento de qualidade de vida.
Se pudéssemos resumir em apenas uma palavra todos os benefícios e vantagens do Coaching a palavra seria RESULTADOS.

Na média o ROI, retorno de investimento em trabalhos de Executive Coaching é de 5.7. Abaixo outros resultados.

. Melhoria significativa nos resultados da organização como: aumento nos lucros de 22%,
. Melhoria na satisfação dos clientes em 39%. Fonte: Manchester Inc

Mais resultados que o Coaching proporciona:

. Melhor relacionamento de trabalho com subordinados 77%
. Melhor relacionamento com chefe 71%
. Melhor relacionamento com pares 63%
. Aumento do nível de satisfação com o trabalho 61%
. Aumento de comprometimento com a empresa 44%. Fonte: Revista Fortune

Recente pesquisa da PUC CAMPINAS realizada com 10 executivos que passaram pelo processo de Coaching aponta:

. 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir,
. 80% melhoraram a flexibilidade,
. 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças,
. 70% evoluíram a capacidade de se relacionarem. Fonte: Revista Você S/A

O LEADER COACH utiliza a Pirâmide dos níveis neurológicos de aprendizagem, para conduzir o Self, o seu autoconhecimento, primeiramente ser a melhor pessoa que pode ser, o melhor líder de si mesmo e depois ser o melhor líder que pode ser para seus liderados, focando os resultados com humanidade e desenvolvimento.

O LEADER COACH tem o COACHING COMO FILOSOFIA DE VIDA E ESTILO DE LIDERANÇA, por esta razão para ele mais que uma metodologia e um processo estruturado, o Coaching é visto e praticado como uma filosofia e forma de pensar e agir no dia a dia. À medida que oCoaching passa a ser visto e sentido como um estilo de
vida e liderança, esse passa a fazer parte da vida diária e, assim, essa nova visão passa a ser manifestada nas atitudes e conduta de forma sistêmica. Adotar e cultivar o
Coaching como uma filosofia de vida e estilo de liderança é ter uma visão ampla e profunda do mundo em que vivemos. É ver o mundo por outra perspectiva, ciente do impacto que podemos causar no ambiente e nas pessoas. É ter uma visão evolutiva e contínua, uma percepção mais produtiva e coerente dos acontecimentos externos. É ousar, ir além todos os dias, transformando dificuldades em aprendizado. É usar instrumentos comprovados cientificamente para alcançar resultados extraordinários na nossa própria vida e poder oferecer isso a todos que participam dos nossos relacionamentos. É viver com o propósito de ser a cada dia uma melhor pessoa e melhor profissional. Por tudo isso para o Leader Coach:

. O desenvolvimento Contínuo,
. Erros e falhas são grandes oportunidades de aprendizado,
. Ação gera resultados,
. A responsabilidade pelo sucesso ou insucesso está em nós mesmos,
. Todas as respostas estão dentro do nosso próprio sistema,
. Quem tem mais opções tem mais possibilidades de sucesso,
. Nós criamos nossa própria experiência/realidade,
. Todo comportamento tem um propósito.

O Leader Coach tem sempre em mente que tudo começa em um ponto dentro de si. E que todas as respostas estão dentro de si, e que o seu sucesso ou não é de responsabilidade única e exclusiva de si mesmo. Quando tomamos uma iniciativa, seja ela qual for o mundo parece se transformar, nos sentimos mais confiantes para fazer
o que antes não tínhamos coragem. E aí novas possibilidades se abrem e, de repente aquele lugar que sempre desejamos ir já não fica mais tão longe, então a vida fica mais clara e ganha mais sentido. E descobrir agora é uma palavra constante no dia a dia. Descobrimos que o poder de decisão é muito mais forte do que imaginávamos,
e que a palavra cuidado faz muito mais sentido quando a direcionamos para outras pessoas. Descobrimos que cuidar de si é a melhor forma de continuar cuidando das pessoas que amamos. Descobrimos também que se dar valor é antes de tudo dar valor à vida. E que quando nos conhecemos e acreditamos no nosso potencial, os sonhos que antes pareciam inatingíveis podem se tornar surpreendentemente reais. De repente olhamos para trás e nem acreditamos que conseguimos realizar tantas coisas. Então descobrimos o melhor de tudo. Que a realização de nossos sonhos não começa pelas coisas complicadas, não começa pelos outros e sim começa por um PONTO. Um PONTO dentro de nós. E isso é MARAVILHOSO!

Segundo Jack Welch CEO da GE, “no futuro todos os líderes serão Coaches…”. Os maiores líderes serão os profissionais que desenvolverem as competências de um Líder Coach. O Líder Coach tem visão do todo e o foco no que realmente importa. Tem alto nível de autoconhecimento, clareza e direcionamento de suas ações e capacidade para inspirar, energizar e desenvolver pessoas. Por esta razão o Leader Coach é cobiçado pelo mercado e todos querem tê-lo por perto.

By Nadir Paes
Outubro/2012

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *