fbpx

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE UM VERDADEIRO LÍDER

[et_pb_section bb_built=”1″ next_background_color=”#000000″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.5.1″]

É extremamente importante que o líder desenvolva a inteligência emocional. A inteligência emocional engloba um conjunto de habilidades e competências que estão aliados com a capacidade de gerenciar os sentimentos, emoções, autoconhecimento, como lidar com os sentimentos dos outros, e ainda empatia, capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e habilidades de convivência social saudável. A inteligência emocional está associada ao entendimento e ao controle das emoções, e é fundamental para a manutenção da harmonia em qualquer ambiente onde há convivência humana.

Para que possamos liderar pessoas, primeiramente temos que nos conhecer e liderar a nós mesmos. Primeiro temos que identificar e entender nossos sentimentos, para que assim possamos entender os outros. E é nesse ponto que podemos diferenciar quociente intelectual e quociente emocional, sendo o QI o índice do nível mental e o QE descreve a capacidade ou a habilidade de perceber, avaliar e controlar as emoções de nós mesmos, do outro e dos grupos onde estamos inseridos. Essas competências incluem autoconfiança, empatia, automotivação, autocontrole e capacidade de ouvir na essência. O QE tem alto impacto nos resultados, por vezes pode dobrar ou triplicar a produtividade.

Os líderes diferenciados, líderes coaches, entendem que a única maneira de uma equipe ou empresa atingir seu pleno potencial é despertar o melhor de todas as pessoas que trabalham na organização.

 

Então, como é que um verdadeiro líder desperta o melhor dos outros?

Ele começa por ele mesmo através do autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional. O autoconhecimento nos leva a ser o protagonista da nossa história, nos capacitando a escolher novas formas de lidar com as situações difíceis e de se libertar de velhos hábitos de pensar e de agir.

Quando a inteligência emocional do líder é bem desenvolvida, minimiza muito a quantidade de energia da equipe que é desperdiçada na comunicação pouco assertiva, mal-entendidos, tensão e conflitos. E desta maneira toda energia da equipe será direcionada para os resultados, produtividade e relacionamentos saudáveis.

 

Algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional na liderança

  1. Tenha coragem de olhar para si honestamente

Líderes diferenciados olham para todos os lados. Ao invés de fugir de seus momentos menos satisfatórios e dar desculpas, eles aceitam o que veem e reconhecem o que precisa ser melhorado. Quando eles veem algo que não gostam, eles procuram uma melhor forma de fazer o que tem que ser feito.

  1. Lide com a bagunça que todos evitam

Muitas vezes as pessoas gostam de pensar em um negócio como algo lógico e racional, e não emocional. Os sentimentos e as emoções que todos nós experimentamos aparecem no trabalho da mesma maneira que aparece em casa. Líderes maduros emocionalmente sabem que para qualquer grupo de pessoas maximizar o seu potencial, precisam e devem aprender a lidar de forma eficaz com o lado humano do negócio.

  1. Construa confiança e ambientes seguros

Confiança é a base de qualquer relacionamento saudável, produtivo e rentável, o grande líderes entendem bem isso. Os grandes líderes sabem que suas palavras e ações são o que constroem ou destorem a confiança. Quando a confiança é abalada, eles agem rapidamente para reconquistá-la, para que todos possam voltar ao desenvolvimento normal. A confiança é a base para um líder construir um ambiente saudável e conduzir uma equipe de sucesso.

  1. Esteja disposto a ser vulnerável

Os líderes coaches sabem que não temos todas as respostas porque ninguém está 100% certo todo o tempo. Isso incentiva as pessoas a agirem da mesma forma, aliviando assim a pressão incapacitante para sermos perfeitos e nunca cometermos um erro.

  1. Seja autêntico, verdadeiro

Líderes emocionalmente maduros procuram ser eles próprios, em vez de tentar serem um papel, fachadas, ou outra pessoa. Suas palavras e ações são congruentes com o que eles pensam e sentem, e isso cria uma enorme confiança.

  1. Tenha uma nova visão de liderança

Em vez de enxergar a liderança como algo de responsabilidade de executivos de alto nível, veja a liderança como uma responsabilidade que todos podem compartilhar. Verdadeiros Líderes motivam a participação de todos, procuram ideias e reconhecem que as ações dos outros contribuem diretamente para o sucesso ou fracasso da empresa. Isso proporciona maior criatividade, inovação e capacidade de resolução de problemas.

  1. Seja curioso

Líderes com maturidade emocional entendem que precisam ser capazes de ver as coisas de uma perspectiva diferente que lhes permite descobrir oportunidades escondidas, encontrar as melhores soluções para os problemas e sempre inovar. A curiosidade é a grande chave para novas descobertas.

  1. Abra espaço para os outros

Líderes com nível de inteligência emocional bem desenvolvido entendem a importância de compartilhar os holofotes e abrem espaço para os outros crescerem, terem sucesso e prosperar.

  1. Gerencie a energia

Verdadeiros líderes entendem a importância do gerenciamento de energia, seja a sua energia, ou a dos outros. Eles estão constantemente em sintonia com o que está acontecendo na organização, certificando-se de que a energia é dirigida na direção certa.

 

Gostou destas informações?

 

Então deixe o seu comentário e compartilhe com alguém que também gostaria de ter estas informações.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.5.1″ saved_tabs=”all” custom_padding=”0|0px|0|0px|false|false” prev_background_color=”#000000″ global_module=”3329″][et_pb_row global_parent=”3329″ _builder_version=”3.5.1″][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_code global_parent=”3329″ _builder_version=”3.5.1″][wp_bannerize_pro categories=”emocao” orderby=”random” numbers=”1″][/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.