Especialista explica como técnicas de coaching podem ajudar você a atingir as metas de 2015

A psicóloga e coach empresarial, Nadir Paes, separou algumas dicas simples, baseadas na metodologia que já conquistou muitos brasileiros

Santos (SP) – Já tem muita gente na contagem regressiva para 2015. E com a chegada do novo ano, as metas e objetivos também se renovam. Acostumada a lidar com profissionais e pessoas de várias idades e diferentes nichos profissionais, a psicóloga e coach empresarial Nadir Paes preparou uma lista de pequenas atitudes que podem fazer a diferença ao longo do ano na busca por melhores resultados no campo pessoal e profissional.

Mas antes de explicar o que fazer e como fazer, a especialista ressalta que é preciso entender exatamente o que é planejamento.  “É importante dizer que planejamento é diferente de ter um monte de ideias, porque ideias se perdem ao longo do tempo se não forem gerenciadas dentro de um plano de ações e com um cronograma pré-determinado”, diz.

Para isso, uma forma recomendada por ela é usar os últimos dias do ano para refletir e se perguntar se em 2014 as metas traçadas no ano passado foram alcançadas.  “Essas perguntas geram reflexão e autoconhecimento e é um bom começo para um novo planejamento. Só que agora ainda mais consciente”, ressalta Nadir.

E já que final de ano representa o início de um novo ciclo. Vale a pena apostar na renovação, mesmo que nem todos os objetivos anteriores tenham sido alcançados. A psicóloga garante que o réveillon é um bom momento. “É um evento importante e cheio de significados. Por isso, não perca tempo e use essa nova motivação para traçar seus planos para uma vida melhor, tanto em casa como no trabalho”, acrescenta.

Mas Nadir também faz um alerta sobre o outro lado: “Também pode ser uma época em que sentimos algum arrependimento por aquilo que gostaríamos de ter feito, mas não fizemos. Mesmo isso, tem um lado positivo, porque com isso nos conectamos aos nossos sentimentos, responsáveis pelos recursos geradores de mudanças e transformações”.

Agora, após a reflexão sobre a importância do planejamento, você está mais preparado para aproveitar as dicas da especialista para a realização de um bom planejamento em 2015. Confira:

– Refletir e descobrir o que é importante na sua vida pessoal e profissional, fazer um “brainstorming”, deixando as ideias fluírem

– Selecionar as ideias. Ao fazer esta seleção você se depara com ideias e coisas que geram resultados, outras que geram equilíbrio e outras que geram os dois ao mesmo tempo. Focar nas coisas em nossas vidas que geram resultados e equilíbrio é dar foco as coisas relevantes, que agregam valor a vida. Traçar objetivos atingíveis, de preferência usando o crivo “SMART” para traçar os objetivos e metas. A meta tem que ser (S)Específica, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Relevante, valor e (T) Temporal, em quanto tempo. Talvez seja melhor traçar uma, duas ou três com maior certeza de alcance, do que cinco ou dez, sem possibilidades de atingir. Pois assim podemos replanejar e traçar outras metas depois das primeiras conquistas. Isso gera motivação.

– É importante dividir os objetivos/metas em pequenas partes, pois o pensamento é “macro”, mas as ações são executadas no “micro”.

– Colocar as pequenas partes do objetivo (tarefas) na agenda e assim fazer o gerenciamento.

Desta maneira as ações fluem melhor e a evolução e os resultados são imediatos.

– Fazer controle, fazer um “follow up”. Criar tarefas de controle da evolução do objetivo X, Y, Z.., em períodos como: mensal ou bimestral. Assim se mantém o contato com o objetivo periodicamente.

Gostou? Então não perca tempo e comece a planejar. “Nossas ações e nossa energia estão sempre nas coisas que são importantes para nossa vida, portanto defina objetivos relevantes para sua evolução contínua. Pois assim terá mais facilidade de manter a disciplina e foco em direção a esses objetivos”, finaliza Nadir.

 

Sobre Nadir Paes

Nadir Paes é psicóloga, Master Coach Senior, Trainer e Consultora de Recursos Humanos. Possui certificação internacional pela Eca European Association, GCC Global Coaching Community (Alemanha/Suíça) e BCI Behavioral Coaching Institute (EUA). Também é coautora dos livros Master Coaches – Técnicas e relatos de mestres do Coaching (Editora Ser Mais) e O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados (Editora IBC Instituto Brasileiro de Coaching). Além disso, Nadir Paes trabalhou por duas décadas na área de recursos humanos e atua há mais de cinco anos como Coach no Brasil, sendo uma das pioneiras do programa no País.

 

E5 Comunicação

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *