ESPECIALISTA DÁ DICAS DE COMO PLANEJAR E ALCANÇAR AS METAS EM 2017

Entre os diferentes tipos de promessas, as mais difíceis de serem atingidas são as emocionais 

Junto com os fogos para celebrar o início de um novo ano, chegam também as novas metas. Elas vão de desejos materiais, como trocar de carro e adquirir uma casa própria, passando por questões pessoais, como um novo emprego e novas amizades e até mudanças emocionais.

Mas quais delas de fato saem do papel? É comum as pessoas notarem que nada do planejado foi executado quando as festas de fim de ano batem à porta novamente.

O que poucos sabem é que existem métodos que podem auxiliar em busca de objetivos, sejam as promessas de fim de ano, ou um projeto de vida. Um dos mais eficazes é o coaching, metodologia que elabora um plano de ações que levará a pessoa a colocar em prática as atividades definidas e trabalhar de forma assertiva.

“O Coaching é um processo eficaz de empoderamento pessoal, pois trabalha na definição de metas e objetivos congruentes com os desejos da pessoa, como também atua na identificação e ressignificação das crenças limitantes e comportamentos que limitam e sabotam os resultados”, explica Nadir Paes, coach e especialista em gestão de pessoas.

O profissional utiliza a tática de induzir a pessoa a reflexões que ajudam a entender a situação atual, como o que incomoda, e o que não está bem, além de ajudar a entender as crenças, princípios e valores, tornando mais fácil definir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Entre os diferentes tipos de promessas, as mais difíceis de serem atingidas são as emocionais, devido a exigência de um profundo autoconhecimento das emoções e desenvolvimento da inteligência emocional. Por isso, o trabalho em conjunto com um Coach é fundamental.

“Realizar as tarefas definidas em parceria com o Coach é um dos maiores indicadores de que a pessoa está verdadeiramente engajada e comprometida com o seu desenvolvimento”, conta Nadir.

 

Dicas para alcançar seus objetivos em 2017

1ª. Saiba exatamente o que quer de forma bem específica, dizendo o que você quer e não que não quer: A objetividade é fundamental para iniciar seu planejamento.

. Escreva todas as suas metas no papel, mas observe bem se elas são realmente atingíveis: Seja realista, analise as metas cuidadosamente. Para facilitar, coloque um campo no planejamento de “grau de dificuldade”.

. Organize as metas por ordem de facilidade: Assim se sentirá estimulado e motivado para seguir em frente a cada objetivo alcançado.

. Disponibilize seus recursos: Que recursos você precisará para atingir a meta? Talvez você precise de outras competências para atingir suas metas. É necessário saber exatamente do que precisa, do que você já tem e onde obter.

5ª. Determine um plano de ação e comece a agir: Para atingir um objetivo, é necessário planejamento realista com as ações necessárias para chegar ao fim de forma bem sucedida.

. Compartilhe suas metas com alguém que você se sinta à vontade. Solicite que este alguém lhe questione durante o período como está o andamento do plano de ação das metas. É motivador saber que tem alguém interessado ou até mesmo cobrando os resultados.

7ª. Decida como você obterá o feedback pela realização.  Como você saberá que atingiu sua meta? Qual a evidência que chegou lá? O feedback será o guia, mostrará se você está no caminho correto para atingir o destino final. Faça uma análise e revisão no meio e no final do período e realize os ajustes necessários e siga em frente.

. Comemore as conquistas, mesmo as pequenas: Cada conquista alcançada, mesmo que apenas de transição, é sinal de que você está mais próximo do seu objetivo. E isso é sinal de comemoração!

 

Sobre Nadir Paes

Nadir Paes é psicóloga, Master Coach Senior, Trainer e Consultora de Recursos Humanos. Possui certificação internacional pela Eca European Association, GCC Global Coaching Community (Alemanha/Suíça) e BCI Behavioral Coaching Institute (EUA). Também é coautora dos livros Master Coaches – Técnicas e relatos de mestres do Coaching (Editora Ser Mais) e O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados (Editora IBC Instituto Brasileiro de Coaching). Nadir Paes trabalhou por duas décadas na área de recursos humanos e atua há mais de seis anos como Coach no Brasil.

 

E5+ Comunicação

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *