“Sua mente é sua melhor amiga. Mas também é sua pior inimiga”, decreta Shirzad Chamine no início do livro Inteligência Positiva – editora Fontanar. Chamine analisou mais de duzentos estudos científicos em neurociência, ciência organizacional e psicologia e, a partir deles, elaborou a teoria da Inteligência Positiva – ela indica o controle que você tem sobre a sua mente e o quanto ela age em seu próprio benefício.

Para Chamine, a Inteligência Positiva explica diversos comportamentos comuns que temos em diferentes esferas da vida, desde a frequência com que as pessoas em dieta sucumbem ao efeito sanfona até o abandono das resoluções de ano novo após poucos meses. Para ele, os sabotadores fazem com que só 20% dos indivíduos e equipes alcancem seu verdadeiro potencial.

O que ele chama de sabotadores é um conjunto de padrões mentais automáticos, que nos leva a autossabotagem, e que trabalham contra o que há de melhor em nós.

Os sabotadores fazem parte do nosso cérebro sobrevivente, que desenvolvemos desde a nossa infância, e são responsáveis por literalmente sobrevivermos quando crianças. O problema é que, quando nos tornamos adultos, manter estes padrões sabotadores impede que sejamos livres emocional e mentalmente, pois com eles apenas sobrevivemos, não conseguimos ser felizes e realizados, porque nosso cérebro positivo, o inteligente é deixado de lado na maioria das vezes.

Descubra entre os 10 sabotadores quais deles são predominantes em você. Os seus principais sabotadores te impede de realizar tudo aquilo que você sempre sonhou na sua vida pessoal e profissional.

 

Vamos então conhecer os 10 principais inimigos internos?

1- O Crítico

É o principal Sabotador, o que afeta todo mundo. Ele leva você a encontrar constantemente defeitos em si mesmo, nos outros e nas suas condições e circunstâncias. Gera a maior parte da sua ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa. A mentira dele para se justificar é a de que, sem ele, você ou os outros se transformariam em seres preguiçosos e sem ambição que não iriam muito longe.

2- O Insistente

É a necessidade de perfeição, ordem e organização levada longe demais. Ele deixa você e os outros ao seu redor ansiosos e nervosos. Drena a sua energia ou a dos outros com medidas extras de perfeição que não são necessárias. Também faz você viver em constante. Frustração consigo mesmo e com os outros pôr as coisas não estarem perfeitas o bastante. A mentira dele é que o perfeccionismo é sempre bom e que você não paga um preço muito alto por ele.

3- O Prestativo

Este sabotador obriga você a tentar ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar os outros constantemente. O resultado é que ele faz com que você perca de vista suas próprias necessidades e se ressinta dos outros. Também encoraja os outros a se tornarem exageradamente dependentes de você. A mentira dele é que você está agradando os outros porque é uma coisa boa de se fazer, negando que, na verdade, você está tentando ganhar afeição e aceitação indiretamente.

4- O Hiper-Realizador

Este sabotador deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para ter respeito e validação próprios. Ele mantém você concentrado principalmente no sucesso exterior em vez de no critério interior para felicidade. Costuma levar a tendências insustentáveis de vício em trabalho e faz com que você perca contato com necessidades emocionais e de relacionamento mais profundas. A mentira dele é que sua aceitação própria deveria ser dependente do desempenho e da valorização externos.

5- A Vítima

Ele quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto. E resulta em um foco extremo em sentimentos internos, principalmente os dolorosos, e pode muitas vezes ter uma tendência a se martirizar. As consequências são que você desperdiça sua energia mental e emocional, e os outros se sentem frustrados, impotentes ou culpados de nunca conseguirem fazer você feliz por muito tempo. A mentira deste sabotador é que assumir a figura de vítima ou mártir é a melhor maneira de atrair cuidado e atenção para si mesmo.

6- O Hiper-Racional

Ele coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. Ele faz com que você seja impaciente com as emoções das pessoas e as veja como indignas de muito tempo e consideração. Quando você está sob a influência do Hiper-Racional, pode ser visto como frio, distante ou intelectualmente arrogante. Ele limita sua profundidade e flexibilidade em relacionamentos no trabalho e em sua vida pessoal e intimida pessoas com mentes menos analíticas. A mentira dele é que a mente racional é a forma mais importante e útil de inteligência que você possui.

7- O Hipervigilante

Ele faz você sentir ansiedade intensa e contínua em relação a todos os perigos que cercam você e em relação a tudo o que poderia dar errado. Ele fica constantemente em estado de alerta e nunca pode descansar. Isso resulta em uma grande quantidade de estresse contínuo que exaure você e os outros. A mentira dele é que os perigos ao seu redor são maiores do que realmente são e que a vigilância ininterrupta é a melhor maneira de lidar com eles.

8- O Inquieto

Ele está constantemente em busca de emoções maiores na próxima atividade ou mantendo-se sempre ocupado. Ele não permite que você sinta muita paz e alegria com sua atividade atual. Dá a você uma contínua série de atividades que o faz perder o foco nas coisas e nos relacionamentos que realmente importam. As outras pessoas têm dificuldade em acompanhar a pessoa guiada pelo Inquieto e costumam se sentir distantes dele ou dela. A mentira dele é que, ao se manter tão ocupado, você está vivendo a vida intensamente, mas ele ignora o fato de que a busca por uma vida cheia faz você perder a vida que está acontecendo no momento.

9- O Controlador

Este sabotador unciona movido a uma necessidade ansiosa de estar no comando, controlar situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. Ele gera alta ansiedade e impaciência quando isso não é possível. Na visão do Controlador, ou você está no controle, ou está fora de controle. Enquanto o Controlador permite que você consiga resultados em curto prazo, ele acaba gerando ressentimento nos outros em prazos mais longos e impede que eles exercitem e desenvolvam sua capacidade plena. A mentira dele é que você precisa do Controlador para extrair os melhores resultados das pessoas ao seu redor.

10- O Esquivo

Ele se concentra no positivo e no prazeroso de uma maneira extrema. Ele evita tarefas difíceis e desagradáveis e conflitos. Ele leva você aos hábitos de procrastinar e fugir de conflitos. Isso resulta em explosões nocivas, em conflitos sufocados que foram deixados de lado, e provoca atrasos na conclusão de coisas. A mentira dele é que você está sendo positivo, e não evitando seus problemas.

 

Ativando o seu Sábio

A mente sábia possui 5 grandes poderes que devemos capitalizar em nossas vidas: empatia, exploração, inovação, navegação e ação decisiva. Os 5 grande poderes do sábio, serão ativados por meio da inteligência, do amor, da compaixão, da alegria, da criatividade e da ajuda ao próximo.

A perspectiva do Sábio envolve aceitar o fato em vez de negar, rejeitar ou se ressentir. Ela aceita todos os resultados e circunstâncias como dádiva e oportunidade. Esse é o grande segredo!

 

Segredo para enfrentar vencer os sabotadores:

Além de descobrir seu principal Sabotador, é criar a voz contrária, sem nunca esquecer que é nossa mente que controla como iremos lidar com as próprias sabotagens e não o contrário. Quando seu juiz diz que você fracassou, você fracassou. O escritor ainda lembra que uma das maiores mentiras é que o sucesso leva à felicidade, porém, na verdade, um cérebro feliz é mais capaz, mais criativo e mais preparado diante das possibilidades do sucesso.

  1. Ter EMPATIA consigo mesmo e com outros e levar compaixão e compreensão a qualquer situação

Ter empatia pelo outro é um ato de generosidade. É questão de se colocar no lugar do outro, não só de ver, mas também de sentir o mundo pelo ponto de vista do outro. A empatia é questão de sentimento, não de pensamento e nem de análise.

  1. EXPLORAR com grande curiosidade e mente aberta

A energia e a emoção puras que o modo explorador do Sábio gera são baseadas em curiosidade, franqueza, assombro e fascinação pelo que está́ sendo explorado. Apesar de o modo explorador ser importante para encarar novos desafios, também é essencial para aprendermos com nossas falhas e nossos erros passados.

  1. INOVAR e criar novas perspectivas e soluções fora dos parâmetros convencionais

A inovação verdadeira é questão de sair dos parâmetros convencionais, das suposições e dos hábitos que nos seguram.

  1. NAVEGAR e escolher um caminho que melhor se encaixe em seus valores e missão

Sem clareza do nosso propósito, acabaríamos dando muitos passos que, sozinhos, poderiam parecer bem-sucedidos, mas no fim poderiam estar nos fazendo andar em círculos. Para o poder de navegação do Sábio ter um impacto significativo, é preciso haver uma conexão mais profunda com sua criatividade.

  1. Ativar e ter AÇÕES DECISIVAS sem interferências e distrações

O poder de ativar do Sábio leva você à ação pura, na qual todas as suas energias mentais e emocionais estão direcionadas com foco para a ação e não são distraídas pelos Sabotadores.

O Sábio ajuda você a sentir paz e alegria independente do que está́ acontecendo em qualquer área da sua vida, enquanto os Sabotadores fazem você se sentir incompleto sejam quais forem as circunstâncias.

O sábio puxa você para agir por meio de compaixão, curiosidade, criatividade, alegria de se expressar, desejo de contribuir e criar significado e empolgação da ação.

 

Espero que tenha sido útil este texto!

E caso tenha alguma pessoa que possa se beneficiar destas informações, compartilhe com ela!

 

Nadir Paes

Nadir Paes

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.
Nadir Paes

Latest posts by Nadir Paes (see all)