fbpx

COMO SE TORNAR MAIS CRIATIVO

[et_pb_section bb_built=”1″ next_background_color=”#000000″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

Você sabia que existe possibilidades de estimular e treinar a criatividade?

Para quem ainda não sabe, a criatividade não é apenas um dom, e sim um processo que pode ser trabalhado e desenvolvido. Para estimular o cérebro e a criatividade deve ser colocá-la em prática, através ideias criativas. Embora possa ser desenvolvida a criatividade faz parte da natureza humana, para isto basta observar os desenhos das cavernas. A criatividade pode ser manifestada de formas diferentes e estimuladas de muitas maneiras.

A habilidade de Walt Disney de transformar suas ideias criativas em sucessos comerciais, foi o que lhe deu título de gênio do mundo do entretenimento.  O sucesso certo de seus desenhos animados, espetáculos ao vivo e parques é uma demonstração de competência levar as fantasias que existem na imaginação e criar imagens, personagens, enredos e experiências reais que impactam a sensibilidade de pessoas de diversas partes do mundo. Para Disney, criatividade é igual ginástica, quanto mais se exercita mais ela fortifica. Por isso, quero compartilhar com vocês algumas dicas para você treinar o seu cérebro e se tornar uma pessoa ainda mais criativa.

Dicas para estimular a criatividade

Seja observador: Observar cada vez mais é um ótimo estimulo para a criatividade. Procure observar mais os ambientes e as coisas que o rodeia. De atenção a todo e aos detalhes das construções, dos símbolos nas placas de trânsito, as características das pessoas em sua volta, e assim por diante. Quando estiver conversando com alguém, observe seu modo de falar, sua linguagem, sua postura. Nestes momentos podem surgir os famosos cliques, ou insight criativo.

Ouça música: Ouvir uma boa música pode ser a chave para ter uma boa ideia. A música favorece o equilíbrio entre o lado lógico e o lado intuitivo do cérebro e estimula a nossa capacidade criativa. Procure fazer este exercício constantemente, prestando atenção os acordes, na harmonia dos instrumentos ou nas técnicas vocais do cantor. Preste atenção na letra e rimas das frases.

Leia e escreva: Quando lemos e nos envolvemos nas histórias, nosso cérebro cria os cenários, as falas, as situações, e isto é a evidência da criatividade em ação. Ter um diário de temas, ideias para ler e escrever e também um diário de insghts são ótimas dicas para despertar a criatividade.

Faça diferente: Diversifique e estude de tudo, desde áreas de conhecimento que gosta e se identifica, a outras que jamais pensou em pesquisar e conhecer. Quanto mais informação obtiver, mais bagagem criativa terá. Colocar o cérebro em movimento para aprender algo exercita a criatividade.

Use o senso crítico: Estimule-se em colocar seu senso crítico para funcionar. Pense no que faria de diferente para mudar aquilo que analisou, seja para dar um aspecto diferente e mais interessante no visual, ou mesmo para chamar mais atenção em algo que queira destacar.

Aproveite o ócio: Relaxar e aproveitar estes momentos são salutares para a criatividade. Nestes momentos podemos olhar com novos olhos tudo o que vemos o tempo todo. Estar relaxado de cabeça limpa e aberta e fazer o que se gosta em seu momento de lazer, ou mesmo não fazendo nada e, do nada, vem aquela ideia genial que nunca imaginamos ter, e que talvez nunca teríamos no stress e na loucura do dia a dia em vivemos.

 

Agora é só colocar estas dicas em prática!

 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.5.1″ custom_padding=”0|0px|0|0px|false|false” global_module=”3338″ prev_background_color=”#000000″][et_pb_row global_parent=”3338″ _builder_version=”3.5.1″][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_code global_parent=”3338″ _builder_version=”3.5.1″][wp_bannerize_pro categories=”mente” orderby=”random” numbers=”1″][/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.