Como fazer a gestão das emoções frente a situação de crise (Covid-19), sob olhar da Psicologia Positiva

Quarentena_emcasa

O movimento da Psicologia Positiva surgiu nos EUA nos de de 96 a 98. Foi criada por Martim Siligan e outro pesquisador Mihaly Csikszentmihalyi. Eles desenvolveram pesquisas qualitativas das emoções, visando a promoção de uma mudança no foco da Psicologia. A Psicologia desde que surgiu tem 3 grandes missões:

As duas primeiras missões a Psicologia sempre atendeu de forma extraordinária, porém a terceira não era atendida plenamente, e com essa necessidade então, surgiu a Psicologia Positiva.

1a. Curar as doenças mentais;

2a. Tornar a vida das pessoas mais satisfatórias;

3a. Identificar e cultivar os talentos humanos.

A Psicologia Positiva não é apenas o estudo das fraquezas e dos danos, mas também o estudo das forças e das virtudes humanas. Tratar não significa apenas consertar o que está com defeito, mas sobretudo cultivar o que temos de melhor.

Uma vida plena e feliz, inclui 5 aspectos:

1- Satisfação: Viver com alegria e ter emoções positivas mesmo na adversidade (fé, esperança…)

2- Engajamento: Viver o melhor de si, usando as próprias forças e virtudes de caráter.

3- Relacionamentos: Construir relacionamentos saudáveis e de apoio mútuo.

4- Sentido: Encontrar um sentido, um significado na vida (Missão, valores e visão)

5- Autorrealização: Concretização no mundo material, a realização pessoal. Usar todas as virtudes e habilidades.

As 10 emoções e sentimentos positivos são: Alegria, serenidade, gratidão, orgulho, diversão, interesse, esperança, admiração, inspiração e amor.

Cinco (5) dicas práticas para fazer a melhor gestão das emoções frente as mudanças de rotina na nossa vida, tendo em vista a quarentena da crise da pandemia:

  1. Balanço afetivo: A proporção são 3X1, para equilibrar este balanço devemos sentir e viver 3 emoções positivas por 1 negativa. Procure sempre ficar atento dar dar ênfase maior as coisas e fatos positivos da vida para contrabalancear com algo negativo, destacando 3 positivos quando algo negativo acontecer.
  2. Savoring (saboreando): Atenção plena ao momento presente, parar para apreciar algo, saborear, curtir as coisas boas da vida. Por exemplo: Brincar, se divertir, meditar, cozinhar, cuidar da casa, comer, bordar, pintar, etc…
  3. Inventário de bênçãos (contando as bênçãos diárias): Escreva em forma de inventário, contando e numerando todas as coisas boas que aconteceram no dia (circunstâncias, pessoas, fatos, qualidades, recursos).
  4. Lista de gratidão: Faça uma lista de pessoas que te ajudaram muito em algum momento de necessidade na sua vida (que foram seus anjos). Anote o nome delas, a situação, época, o que ela fez (boa ação), e sobretudo sinta expresse muita gratidão!
  5. Lista das suas boas ações: Coisas boas que fez a outras pessoas. Anote o nome de quem você ajudou, o que fez para ajudar e a emoção e sentimento que teve no momento da sua ação ao ajudar.

Para finalizar quero reforçar a importância da atenção plena, no aqui e agora. Nas atividades em casa, pois agora na quarentena é tudo em casa, procure dar tempo de qualidade para o que está fazendo. Focar , se entregar no que fizer, seja no trabalho em casa ou nas atividades de diversão com a família, com as crianças. Assim aumenta o prazer (o flow) e o tempo passa mais rápido.

Antes de concluir vale também explicar este elemento da Psicologia Positiva, o flow. Flow é um momento no qual podemos experimenta uma enorme satisfação, de modo que as atividades são realizadas com maior fluidez. Quando estamos neste estado, conseguimos apresentar melhores resultados. Isso acontece porque o corpo e a mente estão completamente integrados e imersos naquele momento, realizando a tarefa com foco, concentração e segurança.

Se este artigo contribuiu a você, compartilhe com amigos, parentes que também possam precisar destas informações.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *