coaching & cominicação

Ferramentas poderosas para os coaches e líderes coaches.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para o Coaching, e compreender alguns de seus aspectos é muito importante para todos os coaches e líderes coaches.

Então afinal o que é Comunicação? Como podemos definir comunicação?

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”.

A comunicação é um processo social básico e importantíssimo, porque é ela que torna possível a própria vida em sociedade, e vida em sociedade significa inter-relação e intercâmbio. As inter-relações entre os seres humanos somente é possível por meio da comunicação.

Quando nós comunicamos alguma coisa a alguém essa coisa se torna comum a ambos. Quando se publica uma notícia ela passa a fazer parte da comunidade. Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.

A comunicação rege todas as relações humanas, e podemos dizer com toda certeza que a comunicação é a maior ferramenta de um Coach e de um Leader Coach. O Leader Coach é o líder que adota o Coaching como um estilo de liderança e filosofia de vida. E assim vive e atua na família, na comunidade e na empresa.

Para o aprimoramento e desenvolvimento da comunicação temos o Coaching de Comunicação, uma das muitas modalidades existentes no universo do Coaching, e é direcionada para auxiliar as pessoas a obterem maior percepção sobre como sua comunicação impacta no ambiente pessoal ou profissional.

Assertividade, poder de negociação, empatia, habilidade de ouvir na essência, capacidade de improviso e domínio ou controle do medo de falar em público são alguns dos assuntos trabalhados dentro deste processo de coaching.

No coaching de comunicação, os resultados são significativos, pois tudo é trabalhado e respaldado no momento em que é identificado como um limite de comunicação, através do processo de autoconhecimento que é promovido por reflexões, feedbacks, ensaios mentais e dramatizações, ajustando positivamente o desempenho do coachee/cliente.

A essência do coaching é compartilhar, dar e receber, ensinar e aprender e esta definição em si sustenta o coaching de comunicação.

Se tomarmos por referência que o coach é o profissional que aplica o processo de coaching, e deve, acima de tudo, ser um extraordinário ouvinte para poder ouvir  com precisão o diálogo interno do seu cliente. Também deve ser um observador sistêmico para perceber, sem julgamentos, a relação do cliente com os diversos ambientes com os quais atua.  Assim fica muito claro que a comunicação é extremamente fundamental em todo processo de coaching.

 

Nadir Paes
19/03/2014

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *