Business & Executive Coaching

Líderes de Alta Performance e Equipes Vencedoras!

Vamos, juntos, garantir a conquista de suas metas e alcançar o próximo nível.

Alguns especialistas dizem que estamos vivendo a crise do “Apagão de Líderes”. E todos perdem, de alguma forma com isto: o País, as organizações, as equipes as pessoas em geral.

Estamos vivendo sim um momento de transição e de mudança do estilo padrão e tradicional de liderança para um estilo mais inspirador e humanista. Muito mais do que um simples líder, o mundo de hoje precisa de verdadeiros líderes, alguém que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com seus colaboradores, que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para assim poder extrair o melhor das pessoas. Um líder que compreenda seu papel dentro da organização, e que acredite que a autêntica liderança não pode ser nomeada ou atribuída, e sim deve ser conquistada.

As crises são positivas, pois os incômodos nos tira da zona de conforto, então podemos tirar proveito deste momento e criar alternativas? Como preparar uma nova geração de líderes?

Para entendermos este processo vamos caminhar pela Jornada do Herói de Joseph Campbell, talvez esteja nesta trajetória algumas respostas. E todo líder atravessa de alguma forma os seguintes estágios, descobertos por Campbell:

1º, O Chamado

O Líder, assim como qualquer herói real ou imaginário, recebe um chamado. Chamado para uma missão de fazer história e deixar um Legado. Neste estágio é importante estar atento ter clareza dos objetivos. É este o momento de decisão, onde o destino é traçado.

2º, O Portal

No momento que e Líder ouve o chamado, ele deve atravessar o Portal, que representa deixar sua Zona de Conforto, de abrir mão de tudo que possa interferir nesta Jornada que se inicia. É a hora do Foco e da Meta, da busca do Sonho! E hora de escolher seguir em frente. É hora de abrir mão dos confortos do ego, viver a missão e fazer a sua história.

3º, A Zona da Sombra

Neste estágio surgem as dúvidas e inicia o embate com os fantasmas interiores, com a voz da autocrítica e crenças limitantes. Neste estágio muitos preferem retornar para sua zona de conforto. E alguns poucos seguem adiante para superar este momento de autoconhecimento, de quebra de limitações e auto sabotagens.

4º, O Encontro com o Mentor

Nesta etapa o Líder encontra o seu Mentor, que lhe ajudará a encontrar os Recursos para a conclusão de sua Jornada. O Mentor será um facilitador na Jornada. Ele aprimora o processo de autoconhecimento do Líder e realça os elementos primordiais da sua Identidade: Autoestima, Autoconceito, Autoimagem, Identidade e conexão com a Missão e Propósito.

5º, O Retorno

Neste estágio final o Líder retorna para os seus, onde irá compartilhar a Sua Jornada e ensinar a outros o seu próprio caminho. Estes são os 5 passos resumidos da Jornada do Herói e podem servir de norte para o aprimoramento e descoberta do Líder da Atualidade.

Minha Jornada como Líder

Eu sempre fui uma pessoa muito dinâmica e focava toda minha atenção nos processos e resultados, faltando nesta ocasião maiores competências relacionais, como por exemplo, ouvir na essência meus colaboradores. Naquela época eu acreditava que se eu parasse para ouvir e conversar eu perdia tempo, e sendo assim, por muitas vezes me comunicava andando e pouco olhando para os olhos das pessoas. Esta minha postura ocasionava falhas na comunicação e retrabalhos, e sem que eu percebesse totalmente, eu também me distanciava dos meus colaboradores, os quais se sentiam não pertencentes e até mesmo desmotivados.

Diante da grande demanda dos clientes e trabalhando com a equipe parcialmente comprometida, eu tinha que ir várias vezes para as atividades operacionais, e desta maneira me sentia sobrecarregada, deixando cada vez mais de exercer o meu verdadeiro papel de líder de equipe. Quanto mais eu me envolvia com a operação para atender a demanda, mais eu me afastava do trabalho de líder e as dificuldades com o engajamento da equipe aumentavam.

Depois viver momentos difíceis e estressantes eu decidi buscar ajuda através de cursos de liderança e assim que voltava eu procurava colocar em prática muitos aprendizados. À medida que praticava uma nova forma de lidar com a equipe, comecei ver resultados diferentes. Então passei a olhar para os colaboradores com outros olhos, e depois de identificar um colaborador que vinha se destacando, eu iniciei um processo de desenvolvimento com o objetivo de ensinar parte das atividades que eu exercia e assim poder desenvolvê-lo para que ela pudesse me ajudar nas funções de administrativas do meu cargo.

Inicialmente tudo parecia ir bem, porém com o passar do tempo, logo me envolvia com a demanda do dia a dia, não dando sequência no plano desenvolvimento do colaborador e tudo caia na rotina e a mudança não se sustentava.

Depois desta tentativa fracassada, resolvi ir mais fundo e fiz uma avaliação de tudo que vinha fazendo como líder. Avaliei situações bem sucedidas, bem como meus fracassos e então resolvi passar por um processo de Coaching e Mentoria para ampliar meu autoconhecimento e ampliar minha performance e a partir daí mudar meu padrão de comportamento como líder.

Neste processo de autoconhecimento profundo eu aprendi a ser líder de mim mesma, então comecei a aplicar tudo que aprendi na minha equipe. Adotei uma nova postura frente aos colaboradores, mudei a forma de me relacionar e me comunicar com as pessoas. Decidi conhecer o perfil de cada membro da minha equipe através da avaliação comportamental, comecei a praticar a escuta ativa, a fazer mais rapport e conexões, dar mais abertura para os colaboradores se posicionarem. Estabeleci processo de feedbacks, o que favoreceu o crescimento individual e o crescimento grupal.

Estas mudanças no meu modo de agir com minha equipe fez toda diferença. Os meus colaboradores começaram a se sentir mais valorizadas e pertencentes, o que gerou engajamento e comprometimento, e consequentemente mais produtividade. Com a equipe mais coesa e motivada, as metas foram alcançadas e o nível de satisfação dos clientes foi elevado.

Entre em contato agora!

Quer conhecer seu perfil comportamental? Faça nosso teste gratuito abaixo.