Autossabotagem, entenda o que é e como eliminar

Autossabotagem

Autossabotagem é um processo inconsciente em que a pessoa não se permite conquistar seus sonhos e seus objetivos. 

Por tratar-se de um comportamento inconsciente, os motivos que o desencadeiam a autossabotagem são diversos. Dentre eles, a distorção da autoimagem, percepção distorcida de si e do mundo, o pensamento de não se achar merecedor de algo ou de imaginar que a situação será diferente do esperado.

Quando a autossabotagem está em alta, a autoestima normalmente está baixa, havendo uma distorção da autoimagem. Isto pode levar a pessoa a se prender num ciclo de autopunição por não se sentir merecedora de algo bom que almeja, o que diminui drasticamente o equilíbrio e a qualidade de vida.

Na maioria das vezes, a pessoa não percebe que está se autossabotando, por esta razão é importante ficar atentos aos sintomas e buscar um processo de autoconhecimento e desenvolvimento. 

Sintomas da autossabotagem

A autossabotagem se manifesta em comportamentos contrários ao desejo, ou seja, as ações vão na contramão de um objetivo. Ex: Uma pessoa quer muito ter um estilo de vida saudável e emagrecer, no entanto, procrastina para iniciar ou então começa e desanima rapidamente.

Ações e comportamentos de autossabotagem:

  • Sentir medo excessivo de falhar ou se frustrar
  • Ter a sensação de não ser bom o suficiente
  • Criar situações para algo que quer muito não dar certo
  • Desistir de uma conquista almejada

Os comportamentos sabotadores tem origens diversas e buscar ajuda com um profissional especializado (psicólogos, coaches, psicoterapeutas) pode ajudar muito. O processo de autoconhecimento auxilia no reconhecimento das qualidades pessoais e recursos internos. Desta maneira haverá o fortalecimento da autoestima e a pessoa terá mais condições de fazer as mudanças concretas que almeja para a sua vida. 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *