O grande objetivo do processo de autoconhecimento é a possibilidade de ampliar a nossa consciência e mudar o mindset, ter mais clareza e equilíbrio dos nossos pensamentos e emoções. Quando bem encaminhado este processo, temos muitos os benefícios, sendo o maior deles o equilíbrio das duas inteligências, intelectual e emocional, self 1 e self 2, e consequentemente a atração da abundância e prosperidade do mundo exterior. O desequilíbrio entre nossas duas partes, razão e emoção, acontecem exatamente pela falta de conhecimento e pelo distanciamento de nós mesmos.

“Conheçe-te a ti mesmo” – Sócrates 

E para evoluirmos continuamente precisamos saber o que e como pensamos e sentimos, pois todas as atitudes são geradas a partir dos nossos pensamentos e emoções. Portanto focar os nossos pensamentos e emoções nosso favor requer cada vez mais aprofundamento em nós mesmos. Não podemos mudar e ampliar aquilo que não conhecemos.

O primeiro passo para a atração de prosperidade em todas áreas de nossa vida, é nos conhecermos cada vez mais profundamente. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos verdadeiramente. O conhecimento em geral e o autoconhecimento é um processo de evolução contínua, uma busca que não tem fim, pois a cada dia podemos aprender mais.

A busca pelo aprofundamento da percepção sobre nós mesmos, nos leva a reconhecer pontos fortes, virtudes e pontos de melhorias, despertando em nós a ampliação da nossa autoconsciência. Embora o autoconhecimento traga muitos benefícios, a maioria das pessoas não são muito interessadas em se conhecer. Você sabe por que? Porque demanda esforço, é preciso sair da zona de conforto, começar uma série de perguntas e reflexões que podem causar um certo medo do desconhecido e da mudança, e isto pode desencorajar a pessoa de se se permitir a sentir o prazer de se autodescobrir e se conectar com sua essência, seu EU maior. O autoconhecimento muda a forma como interagimos com o mundo e com as pessoas. Através do autoconhecimento, evolução pessoal e profissional, novos horizontes são descortinados.

Por que temos certas reações diante de situações específicas? De que forma nos tornamos capazes de fazer escolhas mais conscientes e mais assertivas? Como ter um mindset progressivo?

 

O autoconhecimento nos faz compreender como pensamos, sentimos e porque reagimos a uma determinada situação, e assim podemos fazer escolhas mais consciência e objetivamente.

Sempre aprendemos a viver na superficialidade de nós mesmos, e para sair da zona de conforto em busca de transformação e mudança requer ousadia e coragem para adentrar o desconhecido e extraordinário mundo da prosperidade de si e do mundo. O fato de não sermos ensinados desde pequenos a conhecer nosso interior, repleto de recursos e energias, tem sido a causa da nossa paralização e falta de perspectivas. O desconhecimento de quem somos na essência, são frutos dos condicionamentos sociais e educacionais e modelos mentais impostos.

A distância que temos de nós mesmos é proporcional a distância que temos do mundo. Quando mais distante estou de mim mesmo, mais distante estou das pessoas e do mundo. E vem deste “gap” o vazio existencial, as dificuldades de convivência e conflitos nos relacionamentos.

Com o autoconhecimento aprendemos:

  • A conhecer e entender mais profundamente a nós e ao o próximo.
  • A respeitar, a aceitar as diferenças e a diversidade entre as pessoas.
  • A suspender o julgamento de nós e dos outros.
  • A valorizar e confiar mais em nós e nos outros.

 

O quanto você se conhece? Dimensione em uma escala de 0 a 10 quanto? Quer mesmo saber mais sobre você, clica e faça o teste comportamental DISC.

 

O autoconhecimento é fundamental para fortalecer o amor próprio e a autoestima. Ao nos conectarmos com nossa essência abundante de recursos, podemos também nos conectarmos com a abundância e a prosperidade que vem da fonte. Quando a busca está somente no mundo externo as nossas conquistas se tornam mais superficiais e mais difíceis, e isto nos faz sentir insatisfeitos conosco e com o mundo.

Se fizer sentido, vá sem medo, e mergulhe fundo dentro de si em uma viagem que transformará a sua existência e influenciará de forma positiva todos os que estão ao seu redor.  Ao reconhecer a nossa dualidade, luz e sombra, os pontos de melhorias podermos tomar a decisão mudá-los para melhor. Por isto é importante desenvolver a capacidade de ampliar a nossa consciência, pois mais lúcidos de nós mesmos podemos fazer nossas melhores escolhas.

A prática do autoconhecimento nos permite valorizar ainda mais a vida, fortalecer nossa identidade e conexão com nossa missão e propósito nesta vida. O autoconhecimento é um antídoto para os desequilíbrios que causam perda de foco e produtividade. E também é um grande gerador de autoconfiança, estabilidade emocional e prosperidade em todos os aspectos da vida.

“A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo” – Hermann Hesse

 

3 Dicas para fortalecimento de si mesmo e atração de prosperidade:

 

1 – Trabalhe sua Autoestima

A autoestima é um ponto importante a ser trabalhado para se autoconhecer. Normalmente, temos diversas atitudes de autocrítica e autojulgamento por não acharmos perfeitos em nossos pensamentos, comportamentos, fisicamente e nos nossos bens materiais, demonstrando insatisfação com o que temos. E em outros momentos nos culpando ou procurando culpados por algo.

Você já pensou que temos uma abundância de motivos para agradecer a vida por tudo que temos, ao invés de nos culparmos?

Vamos ver no dicionário o que é autoestima?

“Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.”

 

2 – Pratique atividades reflexivas

Vivemos nosso dia a dia focado no que temos que fazer, focado em tudo o que está fora de nós, nos problemas e em coisas a resolver. Dificilmente olhamos para dentro e refletimos sobre como foi o nosso dia, quais as questões que queremos melhorar, ou por onde podemos começar as nossas melhorias. A autorreflexão também pode ser trabalhada em diversas práticas físicas, como a meditação mindfulness e yoga.  Elas ajudam a focar em aspectos internos, como equilíbrio e respiração, o que deixa nosso corpo e mente mais harmonizados.

Sugestões de práticas reflexivas:

Diário de Bordo – Instrumento acelerador de resultados e prosperidade

Download do Diário de Bordo da Prosperidade em PDF

 

3 – Alinhe seus propósitos diariamente

Seguindo a mesma linha da dica anterior, é importante trabalhar  diarimente nossos objetivos na vida. Já parou para pensar quem é você hoje? Ou quais as conquistas que mais quer ter em sua vida?

Quando sonhamos, e vemos a conquista deste objetivo a longo prazo, isto nos dá a sensação de que alcançar esse sonho é trabalhoso, por parecer distante. Porém se começarmos a realizar pequenos passos diários, os quais vão nos levando cada vez mais perto. Por isto a importância da reflexão e da prática cotidiana.

 

Que tal colocar em prática agora?

Organize em uma lista de seus principais propósitos /objetivos de vida. Depois, liste abaixo de cada propósito os passos que você enxerga para chegar mais perto dele. Em seguida divide ainda mais os passos em pequenas ações e atividades, para serem executadas no dia a dia.

Com esta atitude, você terá uma lista simples e prática com possibilidades de realizar as pequenas ações com foco assertividade. Ficar cada vez mais próximo de seu sonho/propósito é fácil, para isto basta fazer uma lista e executar as ações que te levam a ele.

O autoconhecimento nos possibilita a mudança de mindset de mentalidade fixa, nos impulsionado a desenvolver um novo padrão mental, um mindset progressivo e de crescimento.

 

Nadir Paes

Nadir Paes

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.
Nadir Paes

Latest posts by Nadir Paes (see all)