Mindset pode ser descrito como a mentalidade que cada um de nós temos em relação à vida.  Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

Mindset está muito mais relacionado a uma forma de mentalizar as coisas de maneira positiva do que à prática de ações eficientes. É isto que menciona a psicóloga Carol Dweck, professora da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e autora do livro Mindset A Atitude Mental para o Sucesso.  Nossos resultados e sucesso dependem, quase que exclusivamente, da nossa maneira de pensar. O trabalho da Dra. Carol indica que existem dois tipos de mindset, e que eles são determinantes na vida de qualquer pessoa.

A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que se não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. Geralmente, eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo momento e se sentem inseguros em relação a isso. Essa tendência de não engajar impede que essa pessoa adquira novos conhecimentos que considera estarem em um nível de dificuldade maior do que ela pensa que é capaz.

Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem a mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem a inclinação de ficar estagnado e desmotivado diante de situações complicadas que fogem do comum. No trabalho é fácil identificar esse perfil! Basta analisar quem é o colaborador que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumado, que não quer aprender novos conceitos, que sempre pede a opinião dos outros e que foge de grandes responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente.

O segundo tipo de mentalidade é chamada de progressiva ou de crescimento. Ao contrário da mentalidade fixa, as pessoas com esse tipo de pensamento acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas sejam pacientes, focadas, esforçadas e dedicadas. Um indivíduo com esse mindset tem a aptidão para transformar a dificuldade em uma oportunidade de aprender e evoluir. Se ele errar, não tem problema, pois ele acredita que é possível assimilar novos conhecimentos com o que não deu certo. O importante é enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos.

Os profissionais com este perfil são empreendedores, aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. Também é simples encontrar esse tipo de colaborador no seu local de trabalho. É só verificar quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, está sempre estudando e se atualizando e que não desanima quando erra. Esse colaborador simplesmente irá rever o processo e se esforçar para entender o que e deve fazer para reverter a situação. Geralmente esse tipo de colaborador está em evolução contínua na empresa ou já são líderes.

Para potencializar nossos resultados no empreendedorismo, devemos desenvolver atitudes mentais positivas e um mindset progressivo.

No mindset fixo há uma crença limitante e atitude reativa em relação a alguns aspectos da vida. A pessoa que fica muito tempo pensando que não pode fazer determinadas coisas ou com medo de agir frente a novidades, possivelmente vai continuar pensando assim até que haja uma intervenção nesse ponto específico.

Dê um “boost” no seu mindset empreendedor

O mindset empreendedor está contido no grupo do mindset progressivo ou de crescimento, por isso vemos que para mudar um contexto é preciso decidir e desenvolver habilidades e você como um empreendedor, pode agir conforme tal. Toda pessoa pode vir a ser um empreendedor, se decidir a desenvolver-se neste sentido. E nesta evolução é preciso trabalhar pontos de vista e crenças limitantes para visualizar novas possibilidades e oportunidades. Para isso é preciso reconhecer as limitações, identificar o seu estado atual e o estado desejado, e sobretudo agir com foco no objetivo planejado.

Partindo daí, temos que ter uma dedicação máxima para o negócio com foco e metas claras. É preciso e muito importante também acreditar em si mesmo. Outra coisa muito importante é ter um propósito. Com um propósito você vai ter um norte de onde quer chegar e por onde deve ir.

Com o mindset progressivo estamos abertos as coisas novas, como por exemplo a entender mais sobre as criptomoedas. As criptomoedas são o assunto do momento, seja nos noticiários, ou em conversas rotineiras. Essas moedas têm chamado a atenção, tanto pela possibilidade de altos retornos com o investimento, quanto por notícias polêmicas. O Bitcoin hoje é a criptomoeda mais conhecida do mercado, mas existem dezenas delas.

Vamos então entender o que são as criptomoedas, como elas funcionam e por que elas vêm chamando tanta atenção.

Uma criptomoeda é uma moeda virtual, que usa a criptografia e a tecnologia chamada de blockchain para garantir o funcionamento descentralizado de negociações pela internet. A primeira criptomoeda que surgiu foi o Bitcoin, criada em 2009 por um programador, ou grupo de programadores, chamado Satoshi Nakamoto.

A partir dela, foram criadas inúmeras outras, chamadas Altcoins, como por exemplo:

  • Ethereum
  • Bitcoin Cash
  • Litecoin
  • Ripple
  • Iota

Também chamadas de moedas virtuais ou moedas digitais, essas criptomoedas são representadas por um código, protegido por criptografia e muito difícil de ser alterado. Por serem descentralizadas, elas podem ser transferidas de uma pessoa para outra sem a intermediação de um banco, o que é chamado de sistema ponto-a-ponto no inglês, “peer to peer”.

Também por esse motivo, elas não possuem regulamentação do Banco Central. Seu único sistema de controle é a blockchain, um tipo de banco de dados que funciona como um registro público de todas as transações realizadas.

Talvez seu mindset progressivo empreendedor esteja te dizendo devo investir imediatamente em criptomoedas. Mas com certeza uma outra voz menos otimista possa estar dizendo o contrário. Na mesma maneira que há 30 anos a maioria das pessoas não acreditavam que o nosso dinheiro seria de cartão de plástico e que teríamos um computador na palma da mão, também hoje ainda é difícil entender como no dinheiro possa ser digital, como assim….

E de tanto ouvir os dois lados, os entusiastas das criptomoedas e os que querem negativar esta realidade para manter o sistema tradicional de investimento. Um lado meu mais conservador me disse cautela, porém o outro meu lado entusiasta e corajoso me disse experimenta e investe nesta novidade, que aliás não é tão novidade assim pois já existe há 10 anos e já deu provas que não é o dinheiro do futuro e sim do presente.

No que diz respeito à Blockchain, trata-se de uma ideia que certamente mudará o mundo nos próximos anos. Com o aumento maciço de empresas que se adaptaram a essa nova tecnologia para melhorar suas operações ou aceitar e negociar com criptomoedas, os preços das criptomoedas aumentaram imensamente.

O Bitcoin literalmente tocou nas nuvem, surpreendendo os pessimista e enriquecendo os primeiros investidores que desde o início acreditaram no potencial e no poder da tecnologia blockchain.

Os investimentos em criptomoedas geraram maiores lucros, não por seu rápido crescimento e preços cada vez maiores, mas devido à descentralização da moeda. As criptomoedas não precisam de bancos e não é controlada por nenhum governo, que levaria taxas sobre transações e conversões monetárias.

Elas não são apenas convenientes e confortáveis, mas também fáceis de operar e gerenciar. Curiosamente, as criptomoedas permitiram que pessoas e organizações em todo o mundo negociassem sem intermediações de bancos e governos.

Então não perca tempo, converse com suas duas mentes, a progressiva e a fixa, entrem num acordo, se aprofunde na Blockchain e aproveite a oportunidade do século, investindo em criptomoedas. Não há dúvidas que profissionais com mindset progressiva e empreendedora e conhecimento em blockchain estarão um passo à frente neste universo.

 

Gostou destas informações?

Então deixe um comentário e compartilhe com pessoas que também vão gostar de saber mais sobre isto.

Nadir Paes

Nadir Paes

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.
Nadir Paes

Latest posts by Nadir Paes (see all)