“O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo”. – Paulo Coelho

Sonhar nos inspira e nos faz muito bem. Porém é preciso ter clareza entre sonho e objetivo. Somente desejar ter algo, uma empresa de sucesso, ser um ótimo profissional e gerar bons resultados acabam se tornando ideias vagas, abstratas e fáceis de confundir com planos, metas ou objetivos. Dessa forma, muitas vezes poderemos ficar frustrados por não conseguirmos realizar nossos desejos ou alcançar os tão esperados resultados no final de cada ano.

Os sonhos podem sim nos inspirar muito, mas as metas mudam a nossa vida. Às vezes é preciso apenas um passo para transformar um sonho em um objetivo e um objetivo em realização. Transformamos nossos sonhos em objetivos e objetivos em realidade ao darmos a eles asas e pernas.

Sempre devemos sonhar grande, porém devemos ter a certeza de que os nossos objetivos sejam tão grandes quanto os nossos sonhos. Pois os sonhos não se tornam realidade, mas os objetivos sim.

A diferença real entre sonho e objetivo é que sonhos ocupam a mente, são algo que você pensa e projeta, como uma espécie de visão de um futuro, mas que não necessariamente tem a ver com a jornada para alcançar esta visão. Já os objetivos ocupam as suas mãos, precisam de ação, estão relacionados a processos, deadlines e estrutura; sair da zona de conforto e arregaçar as mangas para fazer algo acontecer.

Sonhos tem a ver só com o destino final, não a jornada. Já objetivos tem a ver também com o destino final, mas muito mais com a jornada, com os passos a serem dados até chegar a esse destino final.

Está na hora de transformarmos nossos sonhos em objetivos e gastar nossos esforços em ações assertivas que nos levem até o resultado desejado. Chegou a hora de definir uma prioridade realista.

Lista de 10 diferenças entre sonho e objetivo

  • Objetivos são aquilo nos qual nós estamos atuando. Os sonhos são algo em que estamos apenas pensando. Objetivos precisam de ação. Sonhos ocorrem sem que você precise mexer um dedo.
  • Objetivos possuem prazos. Sonhos são apenas sonhos. Os objetivos e metas precisam ter um deadline, um limite de tempo para acontecer. Os sonhos podem viver para sempre. De fato, muitas pessoas cultivam sonhos durante toda a vida sem nuca alcançá-los.
  • Sonhos são grátis. Objetivos têm preço. Apesar de sonharmos de graça, os objetivos possuem um custo alto. Tempo, dinheiro, esforço e trabalho árduo.
  • Objetivos produzem resultados. Sonhos não. Quer mudar de vida? De emprego? De cidade? Os objetivos podem fazer isso. Existem pessoas aí fora ganhando dinheiro fazendo o que gostam. Elas fizeram acontecer. Se tivessem ficado apenas sonhando, suas vidas estariam como sempre estiveram.
  • Sonhos são imaginários. Objetivos se baseiam na realidade. Você pode sonhar em ser o Super-Herói, mas isso provavelmente não vai acontecer. Os objetivos são baseados em tudo aquilo que você consegue realizar. Eles são fixados na realidade do nosso mundo. Os objetivos podem ser grandes, mas não sobrenaturais.
  • Objetivos possuem uma linha de chegada. Sonhos não precisam ter fim. Você pode sonhar para sempre. Os sonhos não têm um ponto final. Já os objetivos precisam ter um resultado específico.
  • Sonhos inspiram. Objetivos mudam sua vida. Os sonhos podem nos dar motivação, eles nos inspiram. Mas só os objetivos podem mudar nossa vida para sempre.
  • Objetivos precisam de foco. Sonhos não. Os sonhos podem viajar para longe, com pensamentos em constante mudança. Já os objetivos precisam ter um foco. Eles precisam ser específicos e devem estar sempre em nossa mente.
  • Objetivos exigem trabalho árduo. Sonhos precisam apenas da sua imaginação. Sonhar é fácil. Todos nós temos sonhos, mas poucas pessoas possuem metas. Os objetivos são difíceis e exigem muito trabalho duro.
  • Sonhos ampliam sua imaginação. Objetivos ampliam você. Sonhar nos leva a sonhos grandiosos, eles extrapolam os limites da imaginação. Já os objetivos extrapolam a nós mesmos. Eles ampliam nossas habilidades, nossos conhecimentos e nos mudam para sempre.

Você já parou para pensar em como realmente quer alcançar o seu sonho? E também nos passos que precisa dar para transformar seus sonhos em objetivos?

Então mãos à obra!

 

 

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.