Mindset ou mentalidade é apresentado como um conjunto de habilidades de discernimento acerca de si próprio e da vida.

Mindset é uma coleção de pensamentos e crenças que dão forma aos seus hábitos de pensar. E esses hábitos afetam seu pensamento, o que você sente e o que você faz.

Seu Mindset tem relação com o quanto você tem noção do que afeta o mundo e a você próprio.

É uma forma de pensamento que pode ser positivo ou de crescimento ou ainda fixo como diz os estudos de Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Segundo Carol, “ indivíduos podem ser mantidos em um contínuo de acordo com o que se acham sobre de onde vêm as suas habilidades. ”

Crenças v.s. Mindset

Uma crença é simplesmente um sentimento de certeza sobre alguma coisa. Se você acreditar que é perfeccionista, por exemplo, o que realmente vai estar dizendo em sua mente é “eu sou perfeccionista”.

Uma crença é algo já fixado dentro da sua mente e que molda seu Mindset. É algo já pré-estabelecido, já testado.

E é por isso que é importante saber suas crenças, pois elas moldam suas atitudes. Suas atitudes também moldam suas crenças. E suas crenças moldam seu Mindset.

Atitude v.s. Mindset

Aqui vai a definição de atitude pelo dicionário do Google:

“Comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta.”

O que dissemos acima sobre suas atitudes sendo moldadas pelas suas crenças é o que acontece na maioria dos casos. Uma crença limitante, por exemplo, tende a moldar sua atitude em relação a alguma coisa.

O que nós podemos ver é que a atitude é um comportamento enquanto que Mindset é um pensamento acerca da vida.

Para se ter atitude é preciso três componentes:

  • O componente emocional: o que o objeto, pessoa ou evento faz você sentir;
  • O componente cognitivo: Seus pensamentos e crenças sobre o assunto;
  • O componente comportamental: Como sua atitude influencia seu comportamento.

Sua atitude é como você se sente sobre alguma coisa. Seu Mindset molda sua atitude e sua atitude reforça seu Mindset.

Mindset fixo

Para Carol Dweck existem dois tipos de Mindset: fixo ou de crescimento. O Mindset fixo é aquele em que você é moldado por pensamentos que supostamente não mudam a seu respeito. Um exemplo disso é quando a pessoa pensa que é inteligente e acredita piamente nisso.

O Mindset fixo sobre si mesmo pode e vai influenciar na sua história como um todo. Se você, ao contrário, pensa que não tem determinada habilidade, você passará a achar que essa habilidade que supostamente lhe falta não poderá ser desenvolvida ao longo dos anos.

Se seu Mindset é assim, você passa seu tempo acreditando que não tem uma determinada habilidade ao invés de tentar desenvolvê-la. Essas pessoas também acreditam que talento é o que cria sucesso, e esse talento é inerente a determinados seres humanos.

Mindset de Crescimento

Neste Mindset a situação é diferente, pois aqui o indivíduo passa a acreditar em si mesmo e principalmente em desenvolvimento de habilidades.

Nesse ponto, a pessoa tem a certeza de que suas habilidades serão aproveitadas e as que ele não tiver, poderá aprender com o tempo.

Aqui se acredita que suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas através da dedicação e trabalho duro.

Talento é apenas um ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades melhores.

A grande diferença entre o Mindset fixo e o de crescimento é que um se opõe ao outro em termos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades.

Enquanto no Mindset fixo você acha que tudo é uma questão de talento e que isso não pode ser desenvolvido, no Mindset de crescimento todas as suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas.

Modelos mentais

Daniel Goleman, autor do best seller “Inteligência Emocional” diz que existem modelos mentais com os quais os seres humanos se organizam em sua vida. Esses modelos mentais são influenciados pela biologia, linguagem, cultura e experiência pessoal.

É a partir daí que construímos nossas atitudes e modelos mentais. É com base na biologia – limitações físicas – linguagem, cultura e suas experiências pessoais que você vai determinar aquilo que funciona ou aparentemente não funciona para você.

É aqui que se formam suas crenças. E com base nas nossas crenças ou atitudes formamos o nosso Mindset.

As nossas crenças somadas às nossas atitudes é que influenciarão no nosso Mindset e classificarão como sendo fixo ou de crescimento.

Um exemplo disso seria uma pessoa que pensa não poder aprender a costurar. Ela acha muito difícil, complicado e cheio de detalhes. Ou seja, ela tem uma crença limitante sobre o ato de costurar.

Isso impacta em ela nunca tentar fazer uma costura. E cria para ela um Mindset fixo ou negativo que tem relação com o fato de ela não se achar apta a desenvolver esta habilidade.

Se, por outro lado, ela pensa positivamente ou com um Mindset de crescimento, ela acreditará que esta habilidade de costura pode ser aprendida de acordo com o tempo e dedicação.

E o meio em que se insere também influencia no seu modelo mental chegando a ser um componente de grandes mudanças.

Conclusão

O Mindset ou mentalidade é um pensamento formado por uma série de fatores. O meio o influencia, assim como a cultura, a linguagem entre outros.

O Mindset fixo é uma crença limitante baseada em aspectos do meio e como a pessoa se vê em relação a este.

O Mindset de crescimento também guarda relação com a forma como a pessoa se vê, mas há um componente positivo que agrega valor e faz com que as pessoas pensem que têm habilidades a serem desenvolvidas, sim.

Esse Mindset de crescimento pode ser trabalhado e conquistado. Pode, sim, haver uma mudança em termos de Mindset, basta que a pessoa se disponibilize a acreditar que sim.

É por isso que as crenças são tão importantes e moldam suas atitudes que por sua vez moldam juntos o seu Mindset.

 

 

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.