Como Psicóloga em 1982 eu fiz um juramento me comprometendo colocar minha profissão a serviço das pessoas, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício da minha profissão tenho contribuído para o desenvolvimento da Psicologia como profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo autoconhecimento, qualidade de vida e saúde das pessoas.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Carl Jung

Em 2010 tive a crise da pré-aposentadoria e como é do meu temperamento fui buscar alternativas e soluções, e encontrei o Coaching, que veio ampliar meus conhecimentos adquiridos com a Psicologia, além de ser muito congruênte com meus valores e crenças.

“…afinar cada vez mais o nosso instrumento, pois somos nós a maior ferramenta do processo de Coaching”.

 

Transição de Carreira e Busca pelo Chamado (seguir servindo com amor)

“Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais”. Disney

Quando busquei a primeira formação em Coaching, eu queria muito mais que uma profissão, eu buscava algo que fizesse sentido e que preenchesse minha alma, mais que simplesmente trabalhar com técnicas e ferramentas, e sim ter a possibilidade de me conectar mais profundamente comigo e com o meu cliente.

Nas minhas pesquisas sobre escolas de formação e metodologias, além das credenciais internacionais eu buscava uma escola que tivesse valores compatíveis com meus, que levasse em conta o ser humano em todas suas dimensões. Eu queria uma formação humanista e positiva que valorizasse o contato e a conexão humana, e não somente foco em técnicas e ferramentas. Eu queria nesta oportunidade aprender uma nova profissão usando as duas inteligências, a cognitiva e a emocional, queria viver e sentir o processo, e nele transformar e mudar a minha vida. E este seria então o modelo que futuramente eu iria conduzir os meus clientes.

Em outubro de 2010 eu fiz o PSC 4 SP. Fazer a formação em Coaching pelo IBC foi uma experiência surpreendente e transformadora, pois o nível de profundidade de tudo que vi, vivi e senti é imensurável. E aprender as ferramentas de Coaching em um processo vivencial “Self Coaching” foi muito intenso para mim, eu diria que foi um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Os oito dias de formação foram maravilhosos e tiveram um significado enorme na minha vida. E aqui nasceu a vontade de ser Trainer de Coaching no IBC, ensinar o que vivi e aprendi. O bem sempre precisa ser levado a diante!

Todas as ferramentas que aprendi cognitivamente na minha formação foram vivenciadas e sentidas, havendo total conexão entre sentimentos e pensamentos. Aprender vivendo e sentido é transformador e a forma mais eficaz para reter conhecimentos e gerar transformação.

Para formar-se Coach, exige bem mais que fazer um curso de Coaching, e sim requer um amplo processo de autoconhecimento, reflexão e evolução contínua, nos permitindo ser Coachee antes de ser Coach. Nicolino C. Paladino no livro O poder do Coaching, bem mais do que colecionar ferramentas e técnicas, manuais, formações, a essência da formação é a permissão em ser Coachee com entrega genuína, para poder ser Coach com grandeza. Ser Coach é mergulhar primeiramente na mudança e transformação de si, é reinventar-se. A competência inconsciente adquirida por um Coach a partir da posição de Coachee é oriunda da experimentação dos conhecimentos com significação que geram habilidades crescentes. Isto é afinar cada vez mais o nosso instrumento, pois somos nós a maior ferramenta do processo de Coaching.

O compromisso de impactar as pessoas positivamente e ajudá-las a elevar sua performance, exige entendimento e comprometimento com a missão de vida. Ser Coach tem a ver profundamente com propósito e alinhamento dos valores pessoais. Para ser Coach é preciso gostar de pessoas e querer ajudá-las, é preciso se importar com o outro genuinamente.

“No fundo de cada alma há tesouros escondidos que somente o amor permite descobrir”. Édouard Rod

E para ir além no processo de Coaching e ajudar o Coachee a encontrar os tesouros escondidos, ajudá-lo a se conectar com recursos que conhece e outros que ainda nem imagina que tem, não basta somente aplicar as ferramentas, muito mais que isto temos que estar no aqui e agora com todas nossas emoções, todas nossas dimensões, corpo, mente e espírito. Atuar desta maneira, de forma apaixonada, significa praticar Coaching com alma.

Sou muito feliz hoje em trabalhar com propósito. Eu sempre soube que impactava o meio onde vivia, e escolhi impactar positivamente, procurando sempre dar o melhor de mim em todos os papeis e em todos os ambientes. Depois que conheci o Coaching isto tornou missão de vida. Quando trabalhamos com amor e alma, tudo se transforma positivamente a nossa volta.

Eu testemunho todos os dias no meu trabalho, resultados transformadores na vida das pessoas. Eu digo que ser Coach apaixonado é ser colecionador de lindas histórias de superação. Assim usamos a nossa luz para iluminar o caminho das pessoas, e sobretudo, é com as chamas da nossa luz que mantemos acessa a nossa paixão para aquecer os corações e vidas de quem ajudamos. Eu escolhi trabalhar assim, transformando e impactando vidas com o Coaching com alma que aprendi no IBC com o mestre J.R. Marques, e que hoje aplico e também ensino através da formação PSC – Professional & Self Coaching do IBC Instituto Brasileiro de Coaching.

Para sermos realizados e felizes basta seguir o caminho do bem e do propósito, as pessoas de bem sempre terão o seu melhor lugar a chegar. Os resultados e as referências dizem tudo.

#psicologia #coaching #soucoach #soumastercoachtrainer #soumentorcoach #transformoomundo #souprospera #soufeliz #missãodevida #impactarvidas

 

 

 

Master Coach Advanced e Trainer, com mais de 5 mil horas de atendimentos individuais e em grupos, já treinou centenas de Coaches pelo Brasil e é co-autora de 4 livros sobre Coaching, Alta Performance e Liderança. Criadora do Método de Mentoria “Coach Próspero – Processo de 5 Passos Para Criar um Negócio Em Coaching e Como Atrair Clientes Ideais”. Também é Coach e Mentora de Executivos, Líderes Empresariais e Empreendedores.