preloder

A importância de ter claro os seus objetivos e metas

Se você por exemplo,  for convidado para jogar um jogo que você nunca jogou, não te explicarem as regras e simplesmente você sair para jogar. Qual é a chance de você se dar bem na partida? Eu diria que quase zero. Agora imagine que esse jogo seja um jogo longo, de estratégia, tipo War. Aí sim sua chance será menor ainda.

E por que isso acontece? Porque você foi executar algo sem ter clareza sobre o que fazer, como fazer e nem quando fazer. Sua vida também é assim. Um jogo de longa duração, de estratégia e muita ação. A diferença é que nesse jogo não existe a opção de começar do início novamente. Você só consegue mudar o que acontece de hoje em diante, não o que já passou.

Portanto, quanto maior for sua clareza em relação aos seus objetivos e quanto antes você a tiver estas informações, mais motivado e comprometido você vai se sentir. Consequentemente, maiores serão suas chances de ser bem sucedido e de não se arrepender do tempo que perdeu fazendo coisas sem significado.

Metas e objetivos claros e bem definidos são combustíveis do nosso entusiasmo e motivação, e consequentemente da Alta Perfomance. Ter Objetivos claros é essencial para as pessoas que desejam ter resultados extraordinários.

“Se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve ou todos os lugares estão errados.”

Metas são os passos para alcançar os objetivos. Toda e qualquer meta ou objetivo tem valores e crenças subjacentes, e identificar essas crenças e valores pode resultar em uma melhor performance.

As Metas desafiadoras criam receios e medos do fracasso, porém a ausência de metas garante o fracasso. Os objetivos e metas claras nos trazem confiança e esperança, pois nos levam à ação e estabelecem. Devemos sonhar, sonhar grande e dar asas e pernas aos nossos sonhos através da clareza de onde se quer chegar e do planejamento do passo a passo para alcançá-los.

Vou te mostrar um plano de 4 passos que vão te ajudar a ter mais clareza e a conectar o presente com o futuro. Antes quero te explicar dois conceitos, o primeiro é o conceito de Estado Atual, que nada mais é que o seu momento de vida ou contexto atual, a situação na qual você se encontra, o presente. O segundo se chama Estado Desejado, que é o que você deseja alcançar, sua meta, o seu futuro.

Quatro passos para te ajudar a ter clareza de objetivos

1º Passo: Entendendo o Estado Atual

Caso Pedro, vamos imaginar um caso fictício.  Hoje Pedro em seu Estado Atual é supervisor de marketing em uma grande empresa. Seu trabalho não é dos melhores do mercado, pois a cultura da empresa não tem muita congruência com seus valores, é formal demais para ele. Sua postura na empresa é sempre de evitar desafios e fazer apenas o que lhe é pedido. Se alguém perguntar para o Pedro aonde ele quer estar daqui a 5 anos, ele não saberá responder. Ou seja, não tem clareza.

E no seu caso, qual é o Estado Atual? Qual a sua ocupação? Você está feliz com ela? O que há de bom? E de ruim onde está? Escreva tudo o que vier na sua cabeça, deixe fluir as ideias.

As vezes dentro da nossa mente é um pouco confuso, então colocar no papel nos ajuda a ter mais clareza. Você pode se surpreender com o resultado que o simples fato de escrever pode trazer.

2º Passo: Identificando o Estado Desejado

Depois de muita reflexão, Pedro chega à conclusão de que ele quer ter o próprio negócio daqui a 5 anos, mais especificamente uma empresa que oferece serviços de planejamento de marketing. Ótimo, agora ele identificou o Estado Desejado. Pedro costumava ir trabalhar forçado e se sentindo praticamente obrigado, mas agora ele tem um bom motivo para levantar da cama no primeiro toque do despertador sem apertar o botão soneca.

E você? Qual é a sua visão? Onde quer estar daqui dois, três ou cinco 5 anos? O que você quer fazer profissionalmente? Em qual local quer estar trabalhando? Novamente, anote tudo o que estiver pensando.

3º Passo: Validando o Estado Desejado

Identificar o seu Estado Desejado é importante, porém não é o bastante. Você precisa ir além, entender qual é a razão para buscá-lo. No caso do Pedro, o que o motiva a ter o próprio negócio é ter autonomia, poder implantar seu modelo de gestão, ser responsável pelos resultados da empresa e ter controle sobre ela. Pedro tem consciência de todos os desafios que empreender traz consigo. Porém, ele se sente atraído por esses desafios. Ou seja, essa meta está alinhada com os valores de Pedro e com sua visão dele para o futuro.

Agora é a sua vez de validar o seu. Por que vai valer a pena conquistar esse objetivo? O que ele vai te trazer de positivo? O que você espera conseguir ao alcançá-lo? Por que isso é importante para você? Se a resposta for superficial e não estiver totalmente alinhada com os seus valores, talvez esse Estado Desejado não vá te manter focado por muito tempo. Por esse motivo é importante que ele esteja totalmente alinhado com o que você quer para a sua vida.

4º Passo: Planejamento

Após validar o Estado Desejado, é hora de criar uma estratégia para chegar até ele. Sabendo qual é o seu objetivo para o futuro, você pode analisar também o que te separa dele, ou seja, o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá. No caso do Pedro, ele precisa aprender como administrar uma empresa, juntar recursos financeiros e mudar o seu comportamento no trabalho para adquirir mais conhecimento. Embora ainda existam alguns pontos com os quais ele não se identifica, agora Pedro tem clareza do porque está na empresa e como ele pode usar a situação a seu favor, caminhando em direção à sua meta.

Para finalizar o plano, responda as seguintes perguntas. O que te separa do seu objetivo? Qual competência o recurso que precisa desenvolver? Existe algum comportamento que você precisa mudar? Quanto mais detalhado você conseguir ser, melhor será o resultado. Com o plano elaborado, agora só falta colocar a mão na massa e ir fazendo ajustes ao longo do caminho.