preloder
SETE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊ SER UM COACH UP, UM COACH DE SUCESSO

SETE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊ SER UM COACH UP, UM COACH DE SUCESSO

1º. Elemento: CLAREZA DO QUE QUER. Ter clareza dos objetivos é um ponto de extrema importância, clareza de onde se quer chegar, a visão. Ter clareza de onde você está hoje e onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo. Fazer uma Ponte ao Futuro, desenhar o futuro na mente, sentir o futuro no presente.  Estatus Quo – Ponto de partida – avaliação da situação e contexto atual e alinhamento do estado ideal, resultado esperado.

 

2º. Elemento: HISTÓRIA. Honrar é respeitar nossa história é nosso maior tesouro, nosso maior poder. Potencializar os nossos momentos poderosos os na vida, momentos de superação e ressignificar os momentos de adversidades e dificuldades, e sobretudo aprender com eles. Fazer de nossa história uma metáfora para inspirar e motivar outras pessoas. A nossa história é o nosso maior ativo na vida.

 

3º. Elemento: MÉTODO. É importante seguir um método cientificamente comprovado. E o Coaching chega ao Brasil com resultados comprovados no mundo. O método é o passo a passo a seguir. Pois desta maneira temos como mensurar os resultados. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal. Essa metodologia trabalha a estrutura racional /cognitiva e a inteligência emocional, os dois hemisférios do cérebro. No processo de Coaching, o primeiro passo é estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual do cliente. O segundo passo é estabelecer detalhadamente onde o cliente quer chegar (estado desejado). Tendo estabelecido estes dois pontos, o Coach conduz seu Coachee na elaboração de um minucioso plano de ação que fará o cliente trafegar da posição A (estado atual) para a posição B (estado desejado) em um tempo recorde. Método é a forma de fazer algo que milhares de pessoas fizeram e mediram resultados, e assim a  chance de dar certo é muito grande.

 

4º. Elemento: FERRAMENTAS. É importante ter um arsenal de pelo menos dez/quinze ferramentas, uma para cada sessão. As ferramentas são temas da sessão, e ajuda o Cochee no seu processo de autoconhecimento, decisão e ação. E durante o desenvolvimento de cada tema são utilizadas as técnicas como: rapport, perguntas poderosas, local seguro, recapitulação, expansão, ressiginificação, co-criação, escala, ancoragem…desconexão.

 

5º. Elemento: COMPETÊNCIAS DO COACH. COMUNICAÇÃO: O Coach deve possuir habilidade em saber ouvir, perguntar, estabelecer empatia e gerar novas opções e entendimentos. MOTIVAÇÃO: O Coach deve motivar, apoiar, entusiasmar, dar suporte e aumentar o nível de autoconfiança e autoestima do Coachee. PLANEJAMENTO: O Coach deve gerar foco, planejar, segmentar sonhos e objetivos, esclarecer propósitos e missão, identificar crenças e valores. TRANSFORMAÇÃO: O Coach deve promover melhoria contínua, mudanças e transformações pessoais. VISÃO SISTÊMICA: O Coach deve entender os processos e contribuir para a estruturação de planos, passos e etapas para gerar resultados continuamente. ÉTICA E CARATER: O Coach deve agir com ética e caráter durante as sessões. NÃO JULGAMENTO: O Coach deverá se manter neutro, livre de julgamentos e pré-conceitos durante todo o processo de Coaching. FOCO NO FUTURO: O Coach deve gerar sempre foco no futuro e nos resultados desejados e definidos pelo Cliente. AÇÃO: O Coach deverá sensibilizar, motivar e promover fortemente a ação do Cliente.

 

6º. Elemento: PAIXÃO. Temos que ter paixão pelo que fazemos, se não tiver sentido o que fazemos a vida fica vazia e sem propósito. Saber escolher o Nicho dentro do Coaching é saber remunerar a paixão. “ESCOLHA UM TRABALHO QUE VOCÊ AME E NÃO TERÁ DE TRABALHAR UM ÚNICO DIA DE SUA VIDA.” – Confucio

 

7o. Elemento. EMPREENDER. Além da visão do propósito e missão bem alinhados, é necessário desenvolver também uma visão do Coaching como negócio.  Como um Coach empreendedor deverá aprender u ampliar os conhecimentos sobre planejamento para criar e executar um plano de negócio. Também aquirir conhecimentos ou aprofundar nos aprendizados das ferramentas e técnicas de marketing digital, mídias e mercado.

 

 

 

 

Leave a reply