preloder
PIRÂMIDE DE MASLOW

PIRÂMIDE DE MASLOW

Algumas vezes você já sentiu-se cansado, perdido e sem foco? Você sabe porque isso acontece?

A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H.Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.

Segundo Abraham Maslow nós “funcionamos” através de uma divisão hierárquica, onde primeiramente satisfazemos as necessidades básicas, para depois irmos em busca da satisfação das necessidades mais elevadas na escala da pirâmide.

Dentre as necessidades da pirâmide de Maslow nós temos: Necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidade de autoestima e necessidades de auto realização.

•Necessidades fisiológicas: São necessidades básicas de qualquer ser humano, como comida, bebida, sono, sexo, excreção e abrigo.

Essas são necessidades que devem ser supridas para que tudo ocorra bem em nosso cérebro e corpo, sem que essas necessidades sejam concluídas não “funcionamos” perfeitamente, nos sentimos indispostos e sem ânimo.

•Necessidade de segurança: Sentir-se seguro é uma necessidade que todos temos, nós queremos ter segurança no trabalho, nos relacionamentos, em casa, em um passeio, seja onde for, nós sempre queremos nos sentir confortáveis e seguros.

Quando a segurança não fica evidente aos nossos olhos, nos sentimos com medo e paralisados e isso afeta imensamente a realização de nossas metas e sonhos.

•Necessidades sociais: É do ser humano sempre querer pertencer a algo, desde crianças buscamos aceitação, seja com algum grupinho de amiguinhos na escola, ou os amigos “descolados” do ensino médio, sair com os colegas de trabalho para o happy hour, namorar, casar, seja onde for, nós temos essa necessidade de socializar.

•Necessidades de Autoestima: Ser reconhecido através de suas qualidades pessoais e profissionais.

Sentir-se bem consigo mesmo é uma das necessidades hierárquicas mais difíceis e mais gratificantes para o ser humano.

A dificuldade vem de nossas necessidade sociais de pertencer a algum grupo.
Quando nós buscamos a aceitação do outro acabamos por deixar de enxergar nossas qualidades e quando não conseguimos estar nos padrões “ideais” podemos nos sentir não totalmente positivo.

Porém, quando conseguimos nos enxergar, ver nossas qualidades, nossos pontos de melhorias e ainda assim nos aceitarmos, seremos capazes de alcançar a penúltima etapa da pirâmide de Maslow a autoestima.

•Necessidade de Auto realização: Alcançar o ápice do seu ser, o que é isso? Sentir-se feliz pela pessoa que se tornou, realizado e feliz!

A auto realização plena é quase inalcançável já que como ser humanos sempre buscamos mais, então busque a auto realização nas pequenas coisas, assim você sempre será realizado e feliz nem que seja por alguns instantes no tempo presente.

 

 

 

 

Leave a reply