preloder
COACHING É ALIADO EM MUDANÇA DE CARREIRA

COACHING É ALIADO EM MUDANÇA DE CARREIRA

A coach Nadir Paes explica como técnica pode ajudar profissionais descontentes a trocar de profissão

 

A crise econômica provoca efeitos que se reflete de diversas maneiras no dia a dia da população, incluindo no trabalho. Em muitos casos, funcionários que não são demitidos acabam acumulando funções de ex-colegas, gerando estresse e insatisfação. Diante deste cenário, uma nova profissão com outras perspectivas pode ser fundamental para recuperar a satisfação profissional.

 

Por não ser um processo fácil, o coaching pode ser indispensável nessa mudança de ares. “O coach de carreira ajuda a fazer planejamento profissional abrindo novas perspectivas de sucesso em momentos como transição para uma nova carreira, promoção e retorno ao mercado de trabalho”, conta Nadir Paes, coach e especialista em gestão de pessoas.

 

A técnica é fundamental para trabalhar os sonhos da vida profissional de maneira realista e consistente, possibilitando o entendimento do momento profissional atual e gerar vários cenários de desenvolvimento para que a transição tenha bons resultados.


Como funciona

O coaching atua principalmente na parte psicológica, possibilitando que o coachee – pessoa que passa pelo processo de coaching – desenvolva atitudes capazes de alcançar conquistas profissionais e pessoais. “O processo de coaching é uma oportunidade de visualização clara dos aspectos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebras de padrões mentais limitadores, para que as pessoas possam se conhecer, atingir o empoderamento máximo e alcançar suas metas com assertividade”, explica Nadir.

 

Segundo a coach, a busca pela técnica se torna ainda mais comum em tempos de crise. Isso acontece porque algumas pessoas enxergam uma oportunidade de investir na carreira e se preparar para sair em vantagem quando o mercado de trabalho voltar ao normal.
Uma das carreiras que vêm recebendo investimento é o próprio coach. “No ano passado, o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), onde sou treinadora de novos coaches, teve um aumento nas demandas de mais de 70% com relação ao ano anterior”, diz Nadir.

 

Coach Up – Programa de Mentoria criado por Nadir Paes
A demanda foi tanta que tendo em vista o índice de crescimento da profissão no Brasil, a Master Coach Nadir Paes criou um Programa de Mentoria, o Coach UP para ajudar Coaches a alavancarem a carreira.

 

O foco da mentoria é transferir conhecimentos e experiências para encurtar caminhos e acelerar os resultados do mentorado – neste caso o coach em início de carreira. Por ser focado na troca de experiências, diferentemente do processo do coaching, a mentoria requer que o mentor tenha conhecimento e experiências de sucesso na área de atuação.

 

“O coach, mais do que outro profissional, precisa da ajuda de um outro coach mais experiente. É com os olhos dos outros que nós enxergamos melhor e vemos os resultados que de fato produzimos, nós precisamos dos outros até mesmo quando somos competentes”, recomenda.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a reply